Teatro da Paz abre “Palco Virtual”

 

Ainda fechado a espetáculos presenciais, teatro vai dispor conteúdo de seus grupos na internet | Octavio Cardoso

Uma das casas de espetáculos mais importantes do Brasil, o centenário Theatro da Paz vai retomar suas atividades junto ao público, em um formato especial. Trata-se do projeto “Palco Virtual”, pelo qual apresentações da Amazônia Jazz Band, da Orquestra Sinfônica e do Festival de Ópera do Theatro da Paz serão disponibilizadas no YouTube, com conteúdos diferentes e inéditos, de segunda a sábado.

“Dessa forma, todas as segundas e sextas, temos o Festival de Ópera; nas terças e quintas, o conteúdo da OSTP; e nas quartas e sábados, a produção da Amazônia Jazz Band. Trata-se de um conteúdo variado, com apresentação de concertos, grupos de câmara, piano e violino, além de um conteúdo de entrevistas e de narrativas em que os integrantes desses grupos e pessoas envolvidas no fazer artístico, como por exemplo os [trabalhadores] da Técnica, contarão suas histórias e como elas têm intercessão com a nossa produção aqui”, adiantou o diretor do TP, Daniel Araújo, durante a live de lançamento do projeto, transmitida nesta quinta-feira, 10, com as presenças on-line da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, do maestro da Amazônia Jazz Band, Nelson Neves, e do maestro da OSTP, Miguel Campos Neto. O momento já deu uma ideia ao público do tipo de conteúdo que poderá ser acessado, com a apresentação da Ária da 3ª Suíte Orquestral de J.S. Bach interpretada pela Orquestra.

A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). “Estamos lançando mais uma ação que nasce desses desafios trazidos pela pandemia. Sabemos que o palco do nosso Theatro da Paz não está recebendo os artistas da música e das artes cênicas. Os protocolos de segurança sanitária são extremamente rigorosos para espaços como o Theatro da Paz. Então, nós ainda estamos numa modelagem dessa reabertura”, destacou Ursula VIdal.

O diretor Daniel Araújo concordou que pensar alternativas para devolver o espaço à população é uma missão e tanto. “Sabemos que é uma tarefa muito importante porque o Theatro da Paz é um dos mais importantes teatros do país. É uma programação que é intensa e era presencial, mas nós precisamos criar um novo formato para que o Theatro da Paz continuasse cumprindo com sua missão institucional com qualidade”, disse Araújo, para quem o formato on-line deve prosseguir até mesmo depois da retomada das atividades normais do TP, já que a entrada dos dispositivos digitais na vida das pessoas é cada vez maior e se intensificou em meio a pandemia do novo coronavírus.

“A gente levou um tempo fazendo os ajustes, os protocolos e chegamos com esse formato que vai paulatinamente tomar corpo, mas ele é um formato que chegou, e nós entendemos que é para ficar. Entendemos que o ‘Palco Virtual’ irá funcionar mesmo depois que o Theatro da Paz voltar a funcionar nas suas atividades normais”.

O usuário poderá acessar ao conteúdo diretamente no canal do YouTube do Theatro da Paz. Basta se inscrever no canal e sinalizar para receber todas as notificações do dispositivo. “Quando você acessa o canal do TP, lá no menu ‘Canais’ tem outros três outros canais disponíveis, que são o ‘Jazz’, o ‘Concertos’ e o canal ‘Ópera’. Quando ativados, apresentam tudo o que estará listado e sendo produzido por seus respectivos canais. Através de um clique, o conteúdo pode ser acessado pelo mundo todo”, lembrou Araújo.

 

Acompanhe

 

“Palco Virtual” do Theatro da Paz

Quando: Segunda a sábado

Onde: Canal do Theatro da Paz no YouTube

 

 

Fonte: Diário Online/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário