Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social

Professora Rejane Bonadimann


Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com o tema "Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social", a professora e autora do projeto de leitura, Rejane Bonadimann, diz que esse projeto foi desenvolvido na escola "Cantinho da esperança" da cidade de Seberi no Rio Grande do Sul. A professora Rejane nos conta que a finalidade do projeto é mostrar os dons dos alunos, mostrar que eles são capazes, o projeto não tem fins lucrativos, a intenção é divulgar a capacidade dos alunos com deficiência, a venda dos livros se destina à compra de materiais escolares como folhas de papel, lápis de cor para que os alunos possam estar desenvolvendo as suas artes, "Embora eu seja professora de Educação Fisica adaptada, adoro trabalhar com artes e junto com toda a equipe da Escola Especial Cantinho da Esperança e apoio da diretoria da APAE  foi realizada esta obra.", diz a professora Rejane.

Como ela explica muito bem no vídeo, o livro foi composto pelas artes dos próprios alunos, além de conter informações sobre as leis que regem os alfabetos em libras e braille, também é riquíssimo em informações sobre o universo das pessoas com deficiência. Parabéns professora Rejane e parabéns à escola "Cantinho do Saber" pela importante iniciativa de lançar essa obra tão ampla e tão bela sobre as pessoas com deficiência. Recentemente Rejane, que também é poetisa e contista, recebeu a premiação em primeiro lugar do projeto Literatura Falada, no gênero Conto, esse projeto é uma parceria da escritora Conceição Maciel, de Capanema-Pará com o escritor e poeta Alan Rubens que reside na cidade de São Luís-MA.


Texto: Conceição Maciel – Escritora, poetisa e Colunista do Jornal de Capanema

3 comentários:

  1. Boa tarde. Parabéns pela postagem sobre a professora Rejane. Grande abraço carioca.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, as iniciativas que estão voltada, ao aprendizado das pessoas com deficiência.

    ResponderExcluir
  3. Um projeto lindo, agora na Pandemia, pintamos a quadra da escola com recursos vindos das vendas dos livros. Foi feito vários desenhos com brincadeiras para coordenação motora, circuíto, amarelinhas, atividades com números e alfabeto. Gratidão a cada um que adquiriu exemplares.

    ResponderExcluir