Imazon relança livro com linha do tempo da história Amazônia



Publicação é assinada pelas pesquisadoras Jakeline Pereira e Tatiana Corrêa Veríssimo


"Como vamos defender algo que não conhecemos?". O questionamento da pesquisadora Jakeline Pereira reflete a urgência da descoberta da Amazônia pelos próprios nortistas. A necessidade de incentivar o grande público - e não só o campo da pesquisa científica - a pesquisar as próprias raízes foi o impulso principal para o lançamento do livro "A floresta habitada: História da ocupação humana na Amazônia", publicação que assinada por Pereira ao lado da também pesquisadora Tatiana Corrêa Veríssimo. Hoje, 4, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) relança a publicação com a participação do historiador Michel Pinho.
O livro ganha as cores das ilustrações de Livando Malcher e Biratan Porto cujas ilustrações facilitam a compreensão dos leitores informações históricas, geográficas e curiosidades da publicação. O livro traz na narrativa uma revisão bibliográfica que caminha pela comprovação da presença humana em uma área em que atualmente Monte Alegre está localizada, há 11 mil anos, perpassa pela chegada dos europeus ao Brasil e escravidão indígena, até a ocupação do norte do país na década de 1960 e 1970.
"Traçamos uma linha do tempo com uma revisão bibliográfica. Neste livro tentamos ao máximo trazer uma linguagem acessível, a partir de uma demanda de professores do oeste paraense. Por isso também fazemos o uso de diversas ilustrações e até histórias em quadrinhos", conta Jakeline.
A ideia, segundo ela, é fazer com que o grande público de fato conheça a região amazônia e sua história para que, assim, possam criar um senso de pertencimento e orgulho. "A nossa intenção é que os próprios amazônidas possam conhecer a sua história. Eu sou de Manaus, por exemplo e pesquisadora. Conseguimos encontrar os livros para pesquisa científica, mas mas não tem isso com uma linguagem fácil para os alunos regulares", defende.  A edição, revisitada e ilustrada, está disponível em versão virtual e para download neste link.
Já Tatiana Veríssimo ressalta que a publicação é "um documento para que os erros do passado, tais como a subjugação dos povos indígenas, a crença no monopólio de um ciclo econômico (borracha) e planos de desenvolvimento que não valorizam a floresta em pé não sejam mais cometidos. Como sabemos, a conservação da floresta é importante para o mundo todo pelos serviços ambientais que ela presta ao planeta. O livro apresenta esse conteúdo de forma mais leve, ilustrada, de fácil compreensão. O objetivo é fazer com que o leitor se encante pela grandiosidade e complexidade da região e compreenda que a natureza não é só um recurso, ela é, segundo os índios, um curso, um fluxo por si mesma", pontua.

O livro foi produzido a partir de metodologias colaborativas, com professores, pesquisadores do Imazon e comunidades das Unidades de Conservação, nas quais o Imazon atua. A publicação já vem sendo utilizada em escolas e grupos comunitários.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário