Festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano apresenta produções inéditas ao Brasil



Os filmes poderão ser acessados diretamente no site do festival ou por meio da plataforma Looke

Aos amantes do cinema europeu, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano está com uma edição totalmente online e gratuita para todo o Brasil até o dia 10 de setembro. Os filmes poderão ser acessados diretamente no site do festival e por meio da plataforma Looke. Para assistir é necessário realizar um cadastro gratuito no site.
No total, serão 20 produções italianas, entre filmes e documentários, nove são inéditos nos cinemas brasileiros.  Entre as premières nacionais, são destaques para: Normal, de Adele Tulli, destaque no Festival de Berlim 2019; Os Mosqueteiros do Rei, um dos maiores sucessos de público do recente cinema italiano, dirigido por Giovanni Veronesi, estrelado por Pierfrancesco Favino, Valerio Mastandrea, Rocco Papaleo e Sergio Rubini; além das comédias Como um Peixe Fora D’Água, de Riccardo Milani, e Bendita Loucura, de Carlo Verdone.
Nesta edição, a programação apresenta a força dos documentários italianos, com produções inéditas: o já citado Normal, de Adele Tulli, um dos documentários italianos mais premiados do ano (Menção Especial Nastro d’Argento 2020), que apresenta uma jornada visual por meio da investigação das normas de gênero na sociedade contemporânea, além de Selfie, de Agostino Ferrente, que estreou no Festival de Berlim 2019.
O documentário Selfie é um dos grandes destaques da programação e traz inovação a essa edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano. O filme ficará disponível até às 22h de 10 de setembro, pela plataforma Looke.com.br. 
Aplaudido por cinco minutos no Festival de Berlim 2019, o longa de Ferrente, vem recebendo elogios e prêmios por sua linguagem ousada, com um filme todo gravado em modo selfie, pelos próprios entrevistados. 
A produção resgata a história de Davide Bifolco, de Nápoles, um jovem de 15 anos que em 2014 foi morto a tiros por um policial, por engano. Os protagonistas do documentário são Alessandro e Pietro, dois grandes amigos de Davide, que a pedido do diretor, contam na tela grande por meio de smartphones em modo selfie suas histórias e revelam seus cotidianos em uma das áreas mais degradadas de Nápoles, o bairro Rione Traiano.
A seleção traz também O Rei de Roma, de Daniele Luchetti, uma sátira inteligente sobre a figura controversa de Silvio Berlusconi, que já entrou em circuito no Brasil, mas volta com uma chance rara para o público brasileiro conferir o trabalho do diretor Daniele Luchetti, que neste ano abre o 77º Festival de Veneza, em 2 de setembro, com seu novo longa: Lacci.
Neste ano, há ainda grandes sucessos de público e crítica como Nápoles Velada, do prestigiado diretor Ferzan Ozpetek, com Giovanna Mezzogiorno e Alessandro Borghi, vencedor do David de Donatello de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte 2018.
Com o objetivo de alcançar o maior público possível, os filmes podem ser assistidos via web, em Smart TV, tablet e nos principais suportes iOS e Windows. 
Os espectadores terão acesso a uma grande variedade de filmes, recentes e de grande sucesso na Itália e em diversos países. A programação conta também com realizadores, atrizes e atores que estarão presentes virtualmente por meio de vídeos de apresentação preparados especialmente para ocasião.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário