Ancine socorrerá cinemas fechados com recursos de fundo do audiovisual



Agência vai criar linha de crédito para exibidoras; montante de empréstimos pode chegar a R$ 400 milhões


A Agência Nacional do Cinema (Ancine) aprovou a destinação de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual para socorrer cinemas brasileiros impactados pela pandemia do coronavírus, assim como a criação de linhas de crédito em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). 
As salas de cinema do país estão fechadas desde o início da quarentena, em março, por orientação dos governos estaduais. A medida foi necessária para evitar maior contaminação pela nova doença.
O fechamento tem impactado no faturamento das empresas, e foi este um dos pontos que motivou a criação da linha de crédito no BNDES, para que os cinemas possam manter seu giro de capital no período de fechamento. 
Segundo o site especializado FilmeB, o montante de empréstimos pode chegar a R$ 400 milhões. A medida da Ancine também propôs a suspensão temporária do pagamento de parcelas de obrigações contraídas antes da crise por empresas do setor junto ao BNDES.
Exibidoras de pequeno porte também estão incluidas da medida da Ancine, e para estas foi autorizada a aplicação de recursos não reembolsáveis do fundo. Desde o início da semana, a Ancine estudava formas de amparar os exibidores, que tiveram a receita reduzida a quase zero com fechamento das salas.
Fonte: O Liberal/Cinema (Texto e Foto)

Nenhum comentário