Campanha 'Poema na Uepa' ajuda a diminuir ansiedade causada pelo isolamento social


Instituição está recebendo trabalhos e publicando no perfil do L




Quem tiver o interesse em mostrar seus anseios por meio da escrita nesse período de isolamento social, a Universidade Estadual do Pará idealizou a campanha “Poesia na Uepa” como forma de incentivar a arte e estimular escritores colecionando os poemas, que serão são divulgados por meio do perfil do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas nas redes sociais (Instagram).
Para participar é necessário enviar um poema autoral para o e-mail lucianabrandaocarreira@gmail.com. Também é possível participar com a leitura de poema de algum autor ou autora escolhido, a partir da gravação de um vídeo de, no máximo, 50 segundos filmado na horizontal.
O interessado deve, no início da gravação, mencionar o título do poema e nome do autor e no final será preciso dizer “Poemas em tempos de pandemia, campanha #PoesianaUepa”.
O objetivo da campanha é contribuir para uma cultura do cuidado que promova o vínculo afetivo entre as pessoas, a partir da arte poética como catalizador, usando a palavra como recurso de promoção da vida.
A campanha teve início no dia 31 de março e tem a proposta de durar até o final da pandemia. Todo o material enviado passará pela curadoria da professora Luciana Brandão Carreira, coordenadora do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da Uepa.
Desde o lançamento do projeto, já foram reunidos 80 poemas de, aproximadamente, 50 pessoas, entre artistas, escritores, médicos, discentes, jornalistas, advogados, entre outros profissionais.
“Esse trabalho é motivado por um anseio antigo de trabalhar a palavra poética como um recurso transformador no Laboratório, na busca de promover ações de humanização na área da saúde, articulando com a arte enquanto elementos educativos na formação médica, porém com o surgimento da pandemia do Covid-19 e o isolamento social, foi um momento decisivo para essa campanha acontecer, pois há uma convocatória afetiva por meio da escrita e da leitura como uma resposta de resistência, portanto, ao abrirmos para a produção da comunidade paraense estamos à transformação social a partir da poesia”, afirmou a coordenadora do Laboratório de Artes Médicas da Uepa, Luciana Brandão.
O movimento que a campanha gera é em prol de uma integralidade da saúde em convergência com o fazer artístico e literário. Pensando nisso, os escritores Harley Dolzane e Vasco Cavalcante enviaram textos não apenas para o entretenimento, mas com o intuito de oferecer algo que possa aliviar as dores ou esquecer as dificuldades concretas.
“Muito tem se falado sobre como a arte é importante porque ela, em momentos como este, nos ajuda a entretermo-nos e isso é verdade, sobretudo se pensarmos na necessidade de nos entretermos, quer dizer, de termos a necessidade de termos uns com os outros num jogo de apropriação de afetos e a regra desse jogo parece ser a da doação”, ponderou o poeta Harley Dolzane.
“Acho a campanha maravilhosa, pois além de dar ocupação aos que estão cumprindo a quarentena nesses tempos de pandemia, ainda é fomento de cultura promovendo a poesia de um modo geral, o autor paraense e sua obra, por meio das lives e exposições através das redes, envolvendo todas as artes, por isso é elogiável a ideia da Uepa em promover esse projeto com postagens literárias”, comentou o escritor Vasco Cavalcante.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

2 comentários:

  1. Que excelente iniciativa! Tenho produzido muitas poesias desde o início do isolamento social e quero participar! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Que excelente iniciativa! Tenho produzido muitas poesias desde o início do isolamento social e quero participar! Parabéns

    ResponderExcluir