Itaú Cultural lança editais de emergência para apoiar artistas em meio à pandemia do coronavírus

Serão três editais para trabalhos das áreas de cênicas, música e artes visuais que possam ser compartilhados nas redes sociais




O Itaú Cultural anuncia três editais para conteúdos das artes cênicas, música e artes visuais que possam ser compartilhados nas redes sociais, nestes tempos de isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde para a contenção da Covid-19.  Denominado "Arte como respiro:  múltiplos editais de emergência", o objetivo da ação é acolher os artistas e gerar recursos à economia criativa.  O primeiro edital voltado a projetos de teatro, dança e circo teve as inscrições abertas nesta segunda-feira, 6, e vai selecionar 120 trabalhos com o remuneração de até R$ 10 mil pelo licenciamento dos direitos autorais.
Esse primeiro edital vai contemplar os trabalhos produzidos neste período da quarentena, em que o proponente poderá fazer uma apresentação ao vivo ou enviar o trabalho já gravado em vídeo, bem como abrange um espetáculo cênico completo apresentado em material audiovisual gravado anteriormente, desde que seja ajustado a este período, com uma intervenção gerada no momento de suspensão social.  
As inscrições ao primeiro edital encerram na sexta-feira, 10, neste link. A equipe de programadores do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural vai selecionar 90 trabalhos produzidos na quarentena e até 30 espetáculos cênico completos já gravado, considerando critérios poéticos, técnicos, capacidade de realização e maior possibilidade de recepção de públicos. Os selecionados serão informados por e-mail no próximo dia 25.  
“Em meio a esta pandemia que afeta a todos nós, cada setor precisa estar ainda mais junto para buscar soluções ou formas de diminuirmos o impacto negativo deste momento”, declara Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Com esta ação, reafirmamos o nosso papel de fomentar a arte e estimular a difusão do fazer cultural, construído durante mais de três décadas. Este é um movimento que busca provocar a evolução e capacidade criativa do setor”, conclui.
A finalidade desse conjunto de editais é reconhecer o fazer artístico e gerar recursos a partir das crescentes práticas artísticas difundidas pela internet, contribuindo também para a economia criativa. “Acreditamos que as instituições que têm condições semelhantes a nós, possam desenvolver programas e ações para oferecer mais imaginação, criatividade e oxigênio afetivo, em circunstâncias tão difíceis para a população, e, ao mesmo tempo, garantir algum apoio para a economia da cultura”, completa Saron. 
A previsão é que os trabalhos selecionados neste edital sejam apresentados ao público em até dois meses. Ainda não foi definido se a exibição será realizada na grade de programação virtual do Itaú Cultural ou por meio dos canais e mídias dos próprios artistas.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário