Prêmio Rodrigo Melo Franco abre inscrições para iniciativas de preservação cultural

Ações serão pré-selecionadas pelas Comissões Estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abre as inscrições para a 33ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade - a maior premiação nacional do Patrimônio Cultural. O prêmio já contabiliza 15 vencedores paraenses ao longo dos anos. As inscrições neste ano estão abertas e serão realizadas por formulário online disponível no site do Iphan. O prêmio tem como objetivo valorizar aqueles que atuam em favor da preservação dos bens culturais do país. Nesta edição, o Prêmio Rodrigo traz duas grandes categorias iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material e Imaterial subdivididas em seis segmentos.
Todos os brasileiros que atuam na gestão, preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural podem participar da premiação. Podem participar da premiação pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo ações voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro em qualquer lugar do território nacional e que já tenham resultados verificáveis no ano de 2019.
No total serão selecionadas 12 ações no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cada premiado receberá o valor de R$ 20 mil. Para participar, os proponentes deverão acessar o formulário de inscrição, disponível no site do Iphan, até o dia 18 de maio. As ações serão pré-selecionadas pelas Comissões Estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada Estado, presidida pelo superintendente. As ações vencedoras na etapa estadual serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 21 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural. O resultado final do concurso deverá ser divulgado até o dia 30 de agosto de 2020, no site do Iphan.
Além dos 12 grandes vencedores, a Comissão Nacional, no momento da análise das ações concorrentes, poderá definir cinco delas que receberão a distinção de menção honrosa. Essas ações não receberão a premiação principal, mas serão reconhecidas por seu mérito para a preservação, salvaguarda, promoção e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.
A Comissão Nacional de Avaliação desempenha um papel de extrema relevância para a promoção dos bens culturais do Brasil. A comissão responsável pela seleção dos trabalhos premiados é formada por 21 profissionais, representantes de instituições públicas e da sociedade civil, experientes, qualificados e envolvidos em caráter permanente com a produção e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Em 2020, o Prêmio Rodrigo fará, também, uma homenagem ao Patrimônio Cultural Moderno, já que a construção do campo do Patrimônio Cultural no Brasil está intrinsicamente relacionada aos modernistas e ao movimento moderno da semana de 1922.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto)

Nenhum comentário