Daniel ADR, Emischaramm e Reiner misturam sonoridade no single 'Saudade'


Canção, que gira em torno do amor romântico, tem influências musicais de artistas como Tyler, the Creator e Kanye West




A sonoridade singular de três artistas se une em um single que transmite o sentimento de boa parte da população mundial neste período de distanciamento social em que pessoas de todas as idades se vêem distantes de familiares, amigos e amores - sejam eles passageiros ou não. O indie pop do paraense Reiner se mistura com a música do rapper, também paraense, Daniel ADR e mescla-se à MPB nordestina de Emischramm no single “Saudade”. Com previsão de lançamento para esta quinta-feira (16), nas plataformas de streaming, o videoclipe também ganha o Youtube no canal oficial de ADR.

"Quero de novo ouvir tua respiração e tão perto pra que teus cílios toquem meu rosto. Teu cheiro me lembra festa e paixão", o trecho da canção, que gira em torno do amor romântico e destaca a essencialidade do toque, traz à tona a metáfora entre o sol e a pessoa idealizada sob influências musicais de artistas como Tyler, the Creator e Kanye West.
O trabalho traz imagens gravadas no Carnaval de Belém, com uma melancolia que atravessa o público de maneira não intencional, mas assertiva, no período de pandemia do novo coronavírus. "Queríamos dar também um sentido de melancolia pro Carnaval, já que o Daniel acabou trazendo uma visão mais sentimental nas metáforas dele. Acho que o Denys Costa, diretor do clipe, conseguiu traduzir perfeitamente a vibe da música com as escolhas de takes e adaptações de roteiro", pontua o multi instrumentista Reiner, de 24 anos, que também produziu, mixou e masterizou o single.
Mesmo que o início do processo de gravação do single tenha iniciado antes deste período de instabilidade, o compositor disse que a ocasião também foi escolhida para aquecer a produção cultural dos artistas. "Decidimos agilizar o processo do clipe pois com a quarentena ficamos impossibilitados de fazer show. Sinto que o lançamento vai ser uma forma de engajar e movimentar as pessoas a apoiarem o nosso trabalho de alguma forma, já que não podemos fazer shows pela cidade", estima. "A saudade já é uma coisa bem brasileira, mas acho que tudo ficou bem mais intenso nesse período que estamos vivendo, então acho que a música vem pra mostrar que tá todo mundo no mesmo barco, com saudade do 'contatinho'", declara.
O músico explica que as gravações foram divididas em duas etapas: com o rapper e a gravação com Emischramm. "Eu e Daniel gravamos tudo aqui em casa, no meu homestudio e depois a Emi mandou a parte dela lá de Fortaleza, sendo tudo nesta etapa realizado pela internet", pontua.
A composição foi feita em um processo de seis mãos, detalha ainda Reiner. "A letra é de nós três, cada um canta a parte que compôs. Cada um contribuiu com a sua parte da letra e sua musicalidade específica, já que somos de gêneros diferentes, apesar de eu ter gravado todo o instrumental", enfatiza. "O Daniel e a Emi são dois artistas incríveis que eu admiro muito, é muito fácil e prazeroso trabalhar com eles, queria que todo produtor musical tivesse a oportunidade de cruzar com esses dois talentos da música brasileira", elogia.
Para o músico, o grande destaque do videoclipe é ver em cena a "maturidade de três artistas de linguagens diferentes envolvidos pela música". Segundo o artista, o trabalho traz um resultado final que promete agradar aos ouvintes de modo especial. "Cada um realizou a sua missão de uma forma bastante eficaz, tanto eu, na minha parte de produção, composição, mixagem e masterização como o Daniel e a Emi em suas composições. O rap e a MPB andando juntos, coisa incrível de se ouvir", avalia.
Um dos destaques da cena paraense, Daniel ADR, de 21 anos, já participou de vários grupos de rap, como por exemplo o TQSS, que tinha em sua formação Pelé do Manifesto e Everton MC. Ele também destacou-se em 2014, nas batalhas de rap belenenses sendo um dos rappers mais jovens a disputar o Duelo de Nacional MC's. "(Saudade) marca o início de novas sonoridades e abertura para novas descobertas dentro do meu mundo musical, onde busco novos ritmos e conceitos para o meu som", declara.

Cearende de 24 anons, Emischramm explica que a parceria ocorreu após algumas trocas entre os artistas. "Conheci o Reiner no Se Rasgum, depois ter tocado lá com o Pratagy, no ano passado. Conversamos muito, compartilhamos vários interesses juntos, e, como dois artistas instigados em criar, firmamos essa parceria em “Saudade”. Eu ia passar poucos dias em Belém, então a maior parte da construção da música foi pelo WhatsApp. Um tempo depois, eu soube que a música ia ser com o Daniel ADR, e fiquei muito animada com a pegada que a música ia ter", relembra.

O clipe de "Saudade" é assinado por Denys Costa e Emischramm, com roteiro de Daniel ADR e foi feito totalmente de maneira independente.

Fonte: O Liberal/Música (Texto e Foto)

Nenhum comentário