Trabalho de Luiz Braga ganha vídeo exposição nas redes sociais

Fotógrafo paraense foi convidado, por uma galeria paulista, a mostrar sua arte visual


O processo de reinvenção e o contato com o público é o que mais vem sendo mantido pelos artistas mesmo em tempos de isolamento social. Com as galerias e museus de portas fechadas, os artistas visuais também não estão deixando de manter a mostra de suas obras. A galeria Leme, em São Paulo, convidou o fotografo paraense Luiz Braga para montar uma espécie de vídeo exposição com algumas de suas obras. O vídeo pode ser visualizado na sessão IGTV do Instagram da Galeria Leme e também no site da galeria.
O vídeo mostra não apenas as obras do artista, mas também serve de oportunidade aos apreciadores das artes visuais de saber como foi construído o processo de criação e elaboração das fotografias. Luiz Braga explica que o vídeo funciona como uma boa oportunidade de dividir com os espectadores sobre esses diversos processos.


"Os apreciadores de arte geralmente têm curiosidade pelos bastidores e como o trabalho é construído. Por isso, achei bel legal essa iniciativa de realização desse vídeo, pois todo trabalho possui uma história", pontua.
Para este vídeo, o fotógrafo fez um pequeno percurso do que vem produzindo e optou em focar no trabalho em cor. "Nisso eu faço uma retrospectiva e traço um contato maior com o público. Estou usando essa janela como oportunidade para falar com o publico e outros canais estão surgindo com esse mesmo perfil", explica.
Diante do atual cenário, Luiz Braga aproveita para falar da importância e da consciência que as pessoas precisam ter para respeitar o isolamento social. Nesse momento, ele está aproveitando para se dedicar ao universo online. Ele diz que está sendo interessante interagir mais por meio do universo digital.
"Eu sempre estive presente nas redes sociais, mas agora a presença é maior e estou me disponibilizando a me dedicar mais a esse espaço. É legal ver o engajamento e o envolvimento das pessoas", acrescentou. O fotógrafo já estuda a possibilidade de criar outros conteúdos dentro desse universo, mas ele diz que está avaliando e estudando mais sobre o que irá passar, uma vez que tem noção que, atualmente, há uma explosão de lives e conteúdos no instagram.
"Quero construir algo que não seja cansativo e enjoativo para quem está assistindo. E também não pode ser algo que fique centrado apenas no meu universo. Por isso, ainda estou nesse processo de estudo e de avaliação para os próximos passos. Tem tempo para elaborar e construir esse trabalho", destaca Luiz Braga.
"Barqueiro azul em Manaus", 1992, de Luiz Braga"Barqueiro azul em Manaus", 1992, de Luiz Braga (Luiz Braga)
Luiz Braga desenvolve sua obra como uma espécie de diário fotográfico da paisagem e da vida amazônica, com foco especial na apreensão da vida cotidiana e simbólica de seus habitantes, bem como nos contrastes e nas interseções entre a paisagem natural, humana e arquitetônica.
O trabalho do artista integra coleções como: Pérez Art Museum, Miami, EUA; Photographic Resource Center at Boston University, Boston, EUA; Statoil Art Collection, Oslo, Noruega; Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil; Museu de Arte Contemporânea da USP – MAC/USP, São Paulo, Brasil, entre outros.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário