Selo libera shows de grandes nomes da MPB para público curtir em casa


Na lista tem Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia, Alcione e outros artistas renomados




Os gigantes da Música Popular Brasileira também entram na lista dos que levam arte para as casas dos brasileiros na quarentena. O selo Biscoito Fino, responsável por artistas como Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia e Alcione; disponibilizou diversos shows em seu canal do YouTube, para serem assistidos de forma gratuita.
Grande parte dos registros foram lançados originalmente em DVD, e agora podem ser assistidos em casa. Uma lista extensa de apresentações já está disponível, e nesta quinta-feira (9), o show “Caravanas ao vivo”, da última turnê de Chico Buarque entra no canal.
“Caravanas ao vivo” percorreu 10 cidades brasileiras, além de Lisboa e Porto, e foi vista por quase 200 mil pessoas ao longo de 75 apresentações. O show tinha como base o disco homônimo, apontado pela imprensa como um clássico instantâneo da obra buarqueana e indicado ao Grammy Latino de álbum do ano.
A turnê teve apresentações esgotadas em todas as cidades por onde passou. O sucesso se explica não só pela expectativa naturalmente criada em torno dos shows de Chico, afastado dos palcos desde 2012, mas pelas críticas unânimes, que enalteceram ‘Caravanas’ como um dos grandes espetáculos da carreira do artista.
O roteiro mostra Chico Buarque com plena consciência de seu tempo, seja tratando o momento de tensão política e social, seja em referência ao seu tempo particular, acima de qualquer cronologia. No repertório de 30 canções estão presentes ainda clássicos como “Partido alto”, “Iolanda”, “Todo sentimento”, “As vitrines”, “Retrato em branco e preto”, “Sabiá” e “A volta do malandro”.
Registrado na casa de espetáculos Tom Brasil, o DVD de “Caravanas ao vivo”, que será exibido na íntegra, tem direção do DVD é de Joana Mazzucchelli. Luiz Claudio Ramos assina os arranjos, regência e a direção musical.
Além do show de Chico, a Biscoito Fino também disponibilizou outros registros recentes. Um deles é “De Santo Amaro a Xerém”, espetáculo que uniu no palco os gigantes Zeca Pagodinho e Maria Bethânia. O show lotou casas de show ao redor do Brasil, reunindo desde pérolas do cancioneiro baiano até sambas cariocas. A apresentação traz 44 músicas ao longo de uma hora e meia de espetáculo.
Outra gravação recente agora disponível para assistir de graça é “A Pele do Futuro ao vivo”, show mais recente de Gal Costa. A turnê passou por Belém no final de 2019 e reúne sucessos da carreira da cantora, além de regravações de sucessos antigos e de compositores da nova MPB.
O canal da Biscoito Fino é um prato cheio para os amantes da MPB não apenas por conta dos shows recentes, por lá está disponível o primeiro DVD da carreira de Elza Soares, “Beba-me”, por exemplo.
O registro traz 22 músicas e foi gravado por Marco Altberg em 2011. O show conta com a direção de José Miguel Wisnik e Wadim Nikitin a partir de um projeto idealizado por José Gonzaga Araújo. A escolha do repertório foi pelos sambas clássicos interpretados por Elza desde os anos 60, com uma formação metaleira que remete às orquestras daquela época.
Todo o romantismo de Alcione também está disponível no canal, com o DVD “Boleros”. Ela apresenta vários de seus hits que pertencem ao gênero romântico e falam sobre amores e desamores, encontros e desencontros. Mas, com uma narrativa que valoriza a força da mulher e a disposição para dar a volta por cima.
Gravado na Cidade Artes em 2016, “Alcione Boleros” é sobretudo uma grande homenagem a este gênero romântico. O show dividido em quatro blocos são representados pelas quatro estações do ano: outono, inverno, primavera, verão com o recorte das poesias de Elisa Lucinda.

Fonte: O Liberal/Música (Texto e Foto)

Nenhum comentário