Versos sonhados que bailam no vento



Existem momentos que precisam ser registrados por todas as ferramentas possíveis e o lançamento de um livro, além de marcante, representa o sonho de qualquer que seja o autor. Levando em consideração ao que tanto se fala por aí, o consagrado poeta português Fernando Pessoa, atribui ao poeta a condição de fingidor, apossando-se de ocasiões para até fingir que sente dor.




O poeta Luiz Lira de Lima, assim como tantos outros, está inserido na galeria dos sonhadores e depois de trabalhar durante 5 anos para construir centenas de poesias, eis que chegou o tempo dele mostrar tudo isso em um livro intitulado: Sonhos ao Vento. Enquanto houver leitor vai haver produtor (até para rimar), uma vez que o alimento de quem edita uma obra é ficar satisfeito com a repercussão, principalmente depois de um lançamento destinado à sociedade.

O dia 22 de setembro está marcado na história da literatura capanemense como um momento ímpar, pois foi quando o escritor e poeta Luiz Lira de Lima, de 90 anos oficializou o lançamento da sua produção autoral, em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Capanema. Foi tudo muito bem estruturado para que aquele momento recebesse atenção especial de todas as pessoas que prestigiaram o autor, que por sua vez, estava em estado de graça ou coisa parecida.

Considerando a literatura como um vácuo para a passagem de produções, cujos conteúdos sejam a poesia, abrem-se horizontes e o vento se encarrega de levar para os mais distantes lugares, os versos contidos nos poemas e crônicas de autoria do agora certificado escritor Luiz Lira.

Considerando ainda que o reconhecimento é um dos principais fatores para o crescimento de qualquer que seja a segmentação, amparar e motivar ações que correspondam à concretude de um projeto, significa compromissos múltiplos e para tanto, a Academia Capanemense de letras e artes-ACLA, foi convidada pelo autor Luiz Lira, para comandar a cerimônia do lançamento de seu livro.  Sendo assim, de posse das ferramentas institucionais que compunham o script, a acadêmica Rosilda Dax foi nomeada cerimonialista e assim, transcorreu o evento.

A sociedade capanemense se fez representar por alguns integrantes e a família do escritor Luiz Lira se encarregou de recepcionar os convidados. Concluídas as formalidades, coube a mim a condição de dirigir a cerimônia na qualidade de presidente da ACLA, razão de honra e satisfação, pois tratava-se de um evento cultural/literário e a nossa instituição (ACLA) é credenciada para tais direções. Outro representante da ACLA que participou como integrante da Mesa Diretora, foi o poeta Samuel Alencar. Além da formação com os integrantes da ACLA e o escritor Luiz Lira, estava também o gráfico Alfredo Santos, responsável pela editoração do livro.
 
Palavras foram ditas por quem se pronunciou e todas direcionadas ao empenho e bravura de um homem que juntou os rabiscos com os seus sonhos, transformando-os em obra perene. Acredito que o que aqui está escrito, representa sobremaneira a importância do trabalho desempenhado pelo escritor e poeta Luiz Lira que na ocasião da cerimônia de lançamento do seu livro, recebeu das mãos dos integrantes da ACLA, a certidão do Catálogo Brasileiro de Autores Literários Contemporâneos, emitida pelas entidades: Câmara Brasileira de Jovens Escritores – CBJE e Litteraria Academiae Lima Barreto-LALB, atestando a condição de Autor Literário com comprovada atuação nas Artes Literárias Brasileiras.


Ademais, passa então o autor, usufruir de mordomias credenciadas através da perenizarão de sua obra prima, traduzida nos versos constantes nas poesias capituladas, todas elas tornadas explicativas, uma deferência do poeta Lira.













Edição: Wezlen Costa
Texto: Paulo Vasconcellos
Fotos: Dalva Vasconcellos/Divulgação

3 comentários:

  1. Que maravilha! Que honra poder aplaudir esse escritor Capanemense que presenteia Capanema com a sua obra ímpar. Parabéns ao autor e parabéns à ACLA por representar esse momento de maneira linda.

    ResponderExcluir
  2. Eu como verdadeiro cidadão Capanemense fico muito feliz em poder contar com mais um poeta que veio transcrevendo sentimentos e os mesmos transformados em literatura aos interessados em uma boa leitura.

    ResponderExcluir