ATENÇÃO DOADORES DE SANGUE!!!

Edição: Paulo Henrique #

HEMOPA/Capanema intensifica campanha de coleta de sangue no Dia do Doador Voluntário
Hoje é o dia do Doador Voluntário de Sangue, o HEMOPA e todos os centros de hematologia do país estão com ações voltadas a homenagear estes que são os verdadeiros heróis de valorização da vida. A homenagem ao doador de sangue acontece em toda hemorrede brasileira para agradecer e parabenizar 1.8% da população doadora de sangue. No Pará, esse índice é de 1.7%. Ambos índices estão bem abaixo do que determina a Organização Mundial de Saúde (OMS) que aponta a necessidade de 3% a 5% da população praticar esse ato solidário no Brasil.
Em 5 anos de existência o Hemopa Capanema possui mais de 7 mil doadores cadastrados. Mas, nem todos são doadores assíduos. A média diária de coleta oscila entre 06 a 10 bolsas de sangue, mas e preciso manter um mínimo de 10 coletas/dia para garantir o atendimento transfusional, que tem uma média de 220 transfusões na rede hospitalar da Região; são 11 hospitais atendidos em Capanema e Região.
O HEMOPA/Capanema vem agradecer a todas essas pessoas que ajudam outras a sobreviver com o simples e humanitário gesto da doação de sangue.
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portar documento de identidade. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis,Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. O Homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. E o mais importante, com uma única doação você estará salvando duas vidas.
O Hemopa Capanema espera por você na Rodovia BR 308, Km 01, s/n, próximo ao Corpo de Bombeiros no Bairro São Cristóvão. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 07:00h às 12:30h. A campanha será realizada até o dia 30 de novembro, com distribuição de camisas para todos os doadores.
O Núcleo agenda transporte de doadores até o HEMOPA, maiores informações pelos telefones: 3462-2744 ou 3462-2329; ou pelo e-mail capanema@hemopa.pa.gov.br

Texto: Luiza Helena Santana
Assistente Social
Hemonúcleo Capanema
(91) 3462-2744 / (91) 8138-5724

Nenhum comentário