CRÔNICA DA ATUALIDADE - Ponto de Vista e Retórica Afinados

Edição: Paulo Henrique #

Paulo Vasconcellos - Articulista.
Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós.















O Comércio no processo evolutivo de Capanema em 100 anos de história.

*Por Paulo Vasconcellos

No auge das comemorações do centenário de Capanema, com vários setores sendo alvo de registros progressistas, o comércio tem mostrado sua força ao longo dos anos, desde a colonização que tem a exportação agrícola como principal ponto de equilíbrio, expandindo comercialmente no escoamento da produção, até chegar ao comércio propriamente dito, com seus estabelecimentos de portas estreitas e compridas.
Como toda a história que é contada em partes, a estrada de ferro e o trem aparecem como elementos principais na contribuição da evolução comercial, pois em Capanema aportaram vários nordestinos que buscavam opções para morar, encontrando no comercio alternativas imediatas para o crescimento econômico do município e até da região. Os anos foram se passando e o comercio constituiu-se em grande conglomerado de ramos de atividades, mudando o retrato dos estabelecimentos, saindo das tabernas para os mercadinhos e supermercados, dos bazares para os magazines e assim por diante. Ao retroagirmos a expansão do comercio capanemense, voltando ao tempo passado e adequando ao presente, notabiliza-se que a modernidade provocou a expansão, tornando o setor comercial como maior empregador e empreendedor com capacidade de atender o mercado interno e ainda, suportar grande proporção formada por consumidores dos municípios que convergem para Capanema.
A julgar por esse contexto, podemos considerar que as casas comerciais, antes construídas em madeiras e em taipa, passaram por modificações estruturais, mas mantiveram as mesmas tradições de anos atrás, tais como: O balcão, as prateleiras, as mercadorias expostas penduradas em fios e ganchos específicos, além de outros tipos de mostruários. A modernidade também vem contribuindo para colocar o comercio em alto destaque, consolidando conquistas no mercado competitivo e por essa razão, passar pela avaliação do consumidor para galgar premiações, estabelece conceito e satisfação popular. No fechamento do ano em curso, essa avaliação mostra resultados que conotam ainda mais o comercio capanemense considerado um dos mais influentes e pujantes da Região Nordeste do Estado do Pará. Em maio, a ACIC organizou promoção premiada para o mês das Mães e em setembro o comércio teve grande impulso com a realização da promoção Liquida Geral, coordenada pela CDL. Fechando o ano, o Natalzão de prêmios movimenta mais uma vez o comércio/serviços, com R$ 30 mil a serem sorteados entre os consumidores que ao adquirirem produtos, recebendo cupons, depositam na urna e aguardam o dia do sorteio.
Ainda vivenciando as comemorações do Centenário, os apontamentos mostram que as entidades representativas têm seus nomes grafados na história, com os mais de 60 anos de atividades da associação comercial e os quase 30 anos de amparo da CDL, fatores preponderantes que são inseridos no acumulo dos anos a partir da elevação, povoação, emancipação e conquista dos direitos de definição da cidade e do município de Capanema, propriamente ditos e escritos. A cidade é centenária e o comercio representa maior fatia subsidiária do progresso, incluindo passado, presente e futuro. (PV)

*O autor ainda tem em seu arquivo, vários textos sobre o Centenário de Capanema que serão publicados gradativamente, como forma de engrandecer e festejar com entusiasmo, todas as datas em todos os dias, destacando Capanema em todos os aspectos.

Capanema 100 anos: Patrimônio de Todos Nós.

Nenhum comentário