CAPANEMA 100 ANOS: Patrimônio de Todos Nós

Edição: Paulo Henrique #
Texto: Paulo Vasconcellos - Escritor e Poeta
Foto: Anderson Cavalcantti (Portal Capanema)

Capanema: Minha Terra, nossa gente e sua História

O titular do Blog com a Autora.

Eu conto minha história. Tu contas tua história. Nós contamos várias histórias. Eles contam histórias diferentes, que confundem aqueles que vão ouvir, mesmo que de forma atenta. Esses trocadilhos representam a singularidade de uma história rica em conteúdo que notabiliza uma terra que se chama Capanema, que está sendo homenageada em verso e prosa no mais alto lugar que se possa imaginar. O momento é festivo e todos que aqui residem, Capanemenses ou não, aplaudem de pé as manifestações destinadas à centenária Capanema. Aproveito o momento para usar a primeira pessoa do singular na construção deste texto para escrever algumas palavras e dedicá-las a Capanema, merecedora de todas as honras por tão significante data que é 5 de novembro de 2010.
Como já estou credenciado para escrever na primeira pessoa, EU, posso usar a franqueza para demonstrar meu comprometimento de afinidade com Capanema e aplaudir a iniciativa louvável da professora e escritora Terezinha de Jesus Sousa pela magnífica obra que ela acaba de lançar “Capanema: Minha Terra, nossa gente e sua História”, com menções especiais aos acontecimentos que marcam a história desse grandioso município que prospera a cada dia que passa, considerado um dos maiores da Região Nordeste do Estado do Pará.
Reconheço o trabalho da dedicada professora que fez várias pesquisas e mesclou textos a fotos, tornando mais bonita a sua obra. No ato do lançamento do livro, professora Terezinha enfatizou que suas mãos escreveram o conteúdo, mas outras mãos ajudaram no acabamento, tanto na parte física como nas decisões a serem tomadas em relação a definições no texto. O Espaço Cultural da NOGON foi o local escolhido pela autora para fazer o lançamento de sua magnífica obra e lá estavam professores, estudantes, personalidades convidadas e outros escritores, todos ansiosos para o grande momento que seria a apresentação do livro e isso aconteceu de forma natural, proporcionando emoções diversas. Sei que não é fácil editar obras culturais, pois ainda não temos no país, ações de compromissos relacionadas a políticas públicas para a Cultura, mas como não estamos no muro das lamentações, a melhor opção é todos comemorarmos a vitória junto com professora Terezinha. Dificuldades à parte, quem tiver acesso ao livro, certamente vai se deparar com uma história aprofundada a partir dos enredos feitos pela autora que se referem ao tempo das capitanias e muito mais. Agora, professora Terezinha tem nova patente, a de escritora e se junta aos outros autores Capanemenses com obras publicadas: Djalma Mello, Marta Navegantes, Tiana Ribeiro, Carlos Amoras e Stélio Vasconcelos, além daqueles que já participaram de antologias, em revistas e tiveram artigos publicados em jornais diversos. O livro Capanema: Minha Terra, nossa gente e sua história e uma obra didática, mas pode fazer parte do acervo de qualquer pessoa por conter dados importantes que retratam a história do município de Capanema ao logo do seu centenário.

Congratulo-me com a escritora Terezinha Sousa e enalteço sua bravura, discernimento, compromisso com a educação e perspicácia como pesquisadora, por conduzir uma leitura fácil de ser interpretada nas páginas de sua obra fascinante. Recomendo a leitura do livro e faço votos que esse documento histórico seja consultado em todas as bibliotecas como fonte de pesquisas sobre a história de Capanema que completa 100 anos e é o Patrimônio de Todos Nós. (Paulo Vasconcellos)

P.S – O livro da escritora Terezinha, foi lançado oficialmente no dia 3 de novembro de 2010 e a CDL/Capanema foi a responsável pelo Apoio Cultural em forma de incentivo para a edição em Capanema, tendo como fonte a Gráfica Vale.


Nenhum comentário