ELEIÇÕES 2010

Edição: Paulo Henrique #

Eleições 2010: Simão Jatene volta a governar o Pará
Simão Jatene (PSDB) é o novo Governador do Pará. A totalização de votos no Estado aconteceu próximo à 0h, com todas as 14.581 seções apuradas. Jatene obteve 55,74% dos votos contra 44,26% da candidata adversária, a petista Ana Júlia Carepa. A diferença de votos foi de quase 400 mil votos.


Em suas primeiras palavras como governador eleito, Jatene disse que seu maior desafio será acabar com a pobreza e desigualdade social no Estado. 'Por isso, os primeiros investimentos serão nas áreas da educação, saúde e moradia', afirmou Jatene, em coletiva à imprensa na noite deste domingo (31).

Simão Jatene volta ao cargo após quatro anos de Governo do PT. Ele acompanhou a apuração em casa na companhia de familiares e, após o resultado, seguiu para avenida Doca de Souza Franco, onde uma grande festa foi armada para comemorar a vitória nas urnas. Antes, ele foi até o Hangar - Centro de Convenções, onde ficou concentrada a apuração de votos, e parabenizou o presidente do TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) pela agilidade na divulgação dos resultados.




Durante a campanha eleitoral, o tucano liderou todas as pesquisas de intenção de voto dos paraenses. Entre suas principais propostas, Jatene pretende reforçar o atendimento nos hospitais municipais para diminuir a pressão no setor da saúde em Belém. Além disso, o novo governador prometeu construir mais dois hospitais regionais.

Na área da educação, o tucano prometeu reformar e reequipar as escolas; apoiar os municípios na gestão e expansão da rede pública de educação infantil e prosseguir com a interiorização da Uepa (Universidade do Estado do Pará), criando cursos superiores de Saúde em Marabá, como o de Medicina.




No ensino profissionalizante, Jatene pretende recuperar as escolas existentes e construir mais 12, de forma a alcançar a meta de 60 mil matrículas em 2014. Outro projeto é criação da Universidade Tecnológica do Pará.

Na área de segurança, Jatene prometeu recuperar o programa Pró-Paz e investir na modernização das polícias, adquirindo equipamentos. Para gerar emprego e renda, Jatene pretende fortalecer cadeias produtivas do agronegócio e políticas estaduais de florestas, pesca e aquicultura.

Simão Jatene também pretende construir a Praça da Juventude, no entorno do Mangueirão, com dez ginásios de esportes.


Perfil - Filho de um imigrante libanês com uma nordestina, Simão Jatene nasceu em Belém, mas foi criado em Castanhal. Se formou em Economia pela Universidade Federal do Pará e fez mestrado na mesma área na Universidade de Campinas (SP).

Em 1982, participou da primeira eleição direta para governador depois da ditadura militar. Já ocupou cargo de secretário de Planejamento do Estado em dois governos e secretário geral do Ministério da Previdência, quando participou da criação do Ministério da Reforma Agrária. Em 1988, foi um dos fundadores do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Também já foi secretário de Produção.

Foi eleito governador do Pará em 2002. Nas eleições de 2010, Simão Jatene volta a ocupar o maior cargo do Executivo paraense.


Dia de eleição - A apuração de votos no Pará foi mais rápida em relação ao primeiro turno. Desta vez não houve imprevistos como o naufrágio de uma embarcação que trazia dados da votação de Portel, na região do Marajó, apenas a lentidão no sistema de transmissão de dados atrasou o final da apuração.

Entre os oito Estados e o Distrito Federal, onde os eleitores voltaram às urnas neste domingo, o Pará ficou entre os três últimos a totalizar a apuração, juntamente com Piauí e Alagoas. Na avaliação do presidente do TRE-PA, João Maroja, as eleições no Pará neste segundo turno foram tranquilas.


Abstenções - O número de eleitores que não compareceram às urnas cresceu em relação ao 1º turno. O percentual de abstenções chegou a 26,79% no Pará, o que representa 1.275.991 eleitores. Segundo especialistas, isso se deve ao feriado prolongado, que fez com que muitos eleitores viajassem. Brancos e nulos somaram 4,27%.


Presidente - Dilma Rousseff, eleita a primeira mulher presidente do Brasil, teve 53% dos votos dos paraenses contra 46% de José Serra.

Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário