CAPANEMA 100 ANOS


Edição: Paulo Henrique #
Texto: Paulo Vasconcellos
Fotos: Bruno Batista - Contato 91 8172-6437

Sociedade se reúne no Baile do Centenário
 
















Coordenado pela CDL/ACIC/SINDCOMC o Baile do Centenário de Capanema foi um dos acontecimentos sociais mais badalados e freqüentados. No último sábado, a sociedade capanemense se reuniu em verdadeira confraternização, no Clube Nassau, para comemorar os 100 anos do município. Os convidados eram recepcionados pelos dirigentes das entidades, representados pelos empresários Antônio Kauati, Carlos Oliveira e Manoel Barros e as mesas ocupadas em sua totalidade, registrando presenças de famílias inteiras que foram prestigiar o evento. A banda paraense Orlando Pereira foi encarregada de animar o evento que além da organização das entidades teve também a contribuição do fotógrafo Bruno Batista e dos outros integrantes da comissão: Valmeyre Melo, Jamerson Lopes, Delmira Teixeira, Terezinha Sousa e Chyntia Kauati. O atendimento aos convidados esteve a cargo do Espaço Doce Pecado que sempre despensa cortesia em todos os eventos.
Na entrada do Salão Nobre foram afixados banners com fotos antigas de Capanema e comerciantes que tem seus nomes marcados na história. Em parceria com a CDL, a escritora capanemense Terezinha Sousa autografou seu livro “Capanema minha terra, nossa gente e sua história”, obra prima que conta pontos importantes dos acontecimentos durante os 100 anos de emancipação do município. O presidente da CDL, Antônio Kauati, fez seus agradecimentos a todos que compareceram e também aos colaboradores que prestaram seus serviços para a realização da festa. Houve o desfile da Rainha do Pará, escolhida pela Associação Brasileira do Clube da Melhor idade, Neuzuila Pereira de Araújo, sendo aplaudida por todos. Na mesma ocasião a banda Orlando Pereira apresentou o CD de seus 70 anos de atividades musicais.
Durante o evento as equipes do Blog e do JC Online estiveram em ação, entrevistando pessoas que prestigiaram o Baile e comemoraram o Centenário de Capanema:

Antônio Kauati (Empresário) “Estou feliz por poder comemorar a data e a CDL também faz sua parte, juntando a sociedade civil em um evento que já está marcado na história de Capanema”.

Manoel Barros (Empresário) “Nos reunimos para parabenizar Capanema que melhora em todos os aspectos, sendo que a CDL é uma entidade que tem se preocupado bastante com a comunidade e uma data tão especial, como é o Centenário da nossa cidade, formada por pessoas trabalhadoras e honestas nos engrandece e nos envaidece, porque aquilo que é orgulho a gente gosta de compartilhar, principalmente para homenagear Capanema”.

Froylan Oliveira (Médico) – “Feliz aqueles que podem adotar uma cidade para viver, sabendo que essa cidade não foi onde você nasceu, mas foi uma opção, Deus me trouxe até aqui e me sinto muito bem convivendo com a comunidade e não me arrependo de nada, pois estou satisfeito e grato por ter sido acolhido por todos os capanemenses”.

Carlos Oliveira (Empresário)– “É motivo de muita satisfação comemorar uma data como essa, o aniversário de Capanema, sendo que o comércio não poderia ficar de fora, pois todos nós sabemos que as civilizações se formaram com o início dos primeiros comércios de Capanema, com destaque para a chegada do trem na Estação que era a sensação daquela época. Sinto muito orgulho de ser cidadão capanemense e poder participar das comemorações dos 100 anos, junto com a municipalidade”.

José do Vale (Empresário) “Fico feliz em fazer parte dessa história e ver o nome de meu pai, Manoel do Vale, que foi um dos moradores pioneiros da Zona rural de Capanema, sendo reconhecido por todos. Superando as dificuldades, podemos desejar para as gerações futuras que reconheçam os valores morais da família e assim Capanema continuará crescendo e se desenvolvendo”.

Ivanildo Pessoa (Empresário) – “Relembrando a história do nosso município posso garantir que a formação inicial de Capanema tem que ser devidamente registrada e comemorada por todos nós, pois tenho orgulho de ser capanemense e fazer parte de uma família que teve em meu avô, João Eustaquilino Pessoa, imigrante nordestino que aqui exerceu as funções de intendente, prefeito e líder político que encabeçou o processo de libertação de Capanema, desvinculando de Quatipurú, por isso sou muito feliz e não quero sair daqui”.

Harley Diniz (Cartorário) “Me sinto feliz e honrado em participar de um momento tão importante como o aniversário de Capanema, acompanhando de perto sua evolução, sendo motivo de orgulho para mim como verdadeiro capanemense que sou. Também me orgulho de ter acompanhado a contribuição que minha mãe Sulamita Diniz, que se empenhou para o crescimento da minha cidade, efetuando escrituras no Cartório Registro de Imóveis”.

Anna Karla Vasconcellos (Universitária) “Acompanhar o crescimento de minha cidade e participar de eventos comemorativos aos 100 anos, significa compromissos futuros, pois assim como outros jovens, preciso zelar para que minha cidade seja cada vez mais bonita e protegida por seus moradores. Contudo, abracemos uma causa justa e preservemos nosso maior patrimônio que é Capanema”.

Nenhum comentário