BASTIDORES DA POLÍTICA - Eleição na Câmara Municipal

Edição: Paulo Henrique #
Texto: Paulo Vasconcellos
Fotos: Itamar Júnior (Capanema.Info)

EM CAPANEMA: Voto de Minerva define eleição na Câmara e oposição contesta resultado
Adalgisio protesta o resultado.
Multidão aguarda eleição.











O primeiro escrutínio aconteceu segunda-feira (15), quando os ânimos ficaram alterados e nada foi resolvido em relação à eleição para a escolha da Mesa Diretora da Câmara Municipal dos Vereadores de Capanema, referente ao biênio 2011/2012. Na noite de ontem (22), os vereadores voltaram ao plenário para mais uma Sessão Extraordinária que definiria os rumos do Legislativo a partir de 1 de janeiro de 2011, no entanto, foi registrado mais um empate em 5 a 5. Concorreram as chapas: “União pelo Centenário” e “União e Ação”, encabeçadas pelos vereadores Oscar Ishii e Edson Maciel.

Oscar, Presidente "Eleito".
Irmão Marco e Eliane conferem os votos.











Depois da votação e do resultado, o presidente da Câmara, vereador Pedro Abraão, baseado no Artigo 47 da Lei Orgânica e no Artigo 36 do Regimento Interno, declarou eleita a chapa Centenário, concedendo o voto de minerva. Mesmo com o aparato de segurança, houve discussões por parte dos integrantes das duas chapas, sendo que o vereador Chico Adalgisio acusou que foi “manobra” da situação, mas o resultado foi mantido e agora deve tramitar na Justiça, recurso por parte da chapa União e Força, pretendendo anular o pleito.
Galeria lotada.
Tudo indica que ainda vão acorrer várias discussões em relação ao resultado e já na Sessão Ordinária desta sexta-feira, certamente as partes vão apresentar suas teses. Todos os vereadores que compõem o bloco da oposição foram unânimes em afirmar que os procedimentos não foram corretos e não houve clareza nas interpretações dos artigos, tanto da Lei Orgânica quanto do Regimento Interno. Ao encerrar a Sessão, o presidente Pedro Abraão se retirou do plenário, sendo seguido por seus companheiros de chapa e ninguém quis falar com a imprensa. Na manhã de hoje os meios de comunicação destacaram a matéria e ninguém sabia explicar se a votação é oficial ou não. Também ficou a dúvida entre o voto de minerva e o voto em duplicidade, pois Pedro Abraão desempatou a eleição, optando pela chapa Centenário. Agora, só resta que todos esperem o pronunciamento da Justiça.

Nenhum comentário