COLUNA DO PV - Notícias e Comentários

Edição: Paulo Henrique #

Paulo Vasconcellos - Colunista.

Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós.













DETRAN de volta
Foi só terminar o período eleitoral que os Agentes do DETRAN voltaram a atuar nas ruas de Capanema fiscalizando o trânsito. Todos estavam com saudade das blitz, mas de certa forma, aliviados por não serem importunados pelos usuários dos blocos de multas, é claro, aqueles que costumam cometer infrações. É estranho o sumiço dos Agentes durante a campanha eleitoral e parece que agora eles voltaram com força total na tentativa de reforçarem os cofres do governo aplicando multas. Não sou contra a fiscalização no trânsito, mas não consigo entender o porquê da ausência dos Agentes nas ruas, sendo que isso provocou desorganização total, pois muita gente aproveitou para trafegar sem capacete, sem habilitação, sem documento e até sem freio. Como o governo atual está se despedindo, espera-se que haja ponderação em alguns casos, mas a Lei precisa ser aplicada, caso contrário, as infrações serão múltiplas porque com a chegada do fim do ano o movimento tende a aumentar de forma considerável. Precisamos que a Justiça seja feita e ninguém fique prejudicado nessa história que está com seus capítulos em fase de epílogo. 

Edson Ribeiro no JC
O advogado Capanemense, Edson Ribeiro é o mais novo colunista do JC Online, contribuindo com artigos e comentários a serem postados semanalmente no caderno Variedades. Serão assuntos relacionados aos interesses Gerais, compostos de linguagem adequada para cada assunto abordado. O título da coluna é:Cidadania, Direito e Justiça” e ainda essa semana ele vai fazer sua estréia. A diretoria do JC agradece a Doutor Edson pela valiosa contribuição a comunidade. Outros colunistas fazem parte do grupo de colaboradores que já tem os seguintes titulares: Jonas Matheus, Hugo Antônio Ferrari, Nilson Mesquita e Carlos Amóras.

Portal, JC Online e Blog do PV
Sustentando menções Jornalísticas dos acontecimentos de Capanema, três meios de comunicação virtuais estão no top de linha destacando Capanema para o mundo inteiro. A parceria firmada entre o Blog do PV, a Página Online do Jornal de Capanema e o Portal Capanema, estabelece condições para que pessoas do mundo inteiro acompanhem diariamente as notícias que fazem parte das coberturas dos eventos e também dos fatos. Quem pesquisar no site de procura Google, apenas registrando a palavra Capanema, terá acesso a esses três parceiros que notabilizam os acontecimentos noticiosos do município que ainda está comemorando seu Centenário.
   
Semana de Festa
A partir do dia 1° as homenagens foram feitas em todos os aspectos centralizando o Centenário de Capanema e a prefeitura reuniu um grupo de pessoas, entregando a elas, Comenda comemorativa referente a relevantes serviços prestados. A cerimônia aconteceu no auditório Frei Leônidas Vavassori e foi presidida pelo prefeito Eslon, com a participação do vice-prefeito David Peixoto, secretários e convidados. As comemorações ocorreram durante toda a semana, fechando com o show da Banda Calypso na Barão de Capanema.

Dia de Finados
A programação teve movimento menor no Dia de Finados, oportunizando as homenagens aos entes queridos pertencentes a diversas famílias e que são sepultados nos dois cemitérios de Capanema. Mesmo assim, ainda houve manifestação referente ao Centenário.

Imprensa fica de fora
Não se sabe os motivos, mas na cerimônia de entrega das comendas comemorativas ao Centenário de Capanema nenhum meio de comunicação que atua no município foi citado, ocasionando admiração por parte de alguns membros da imprensa local e até mesmo de quem estava presente na festa. Só para clarear as idéias, podemos afirmar que a imprensa capanemense tem significativa importância no desenvolvimento do município e merecia estar na relação dos contemplados. Como elogio ou reconhecimento não podem ser exigidos, registra-se o esquecimento por parte da coordenação que deixou a imprensa de fora. A julgar pelo ocorrido, talvez nosso grito seja ouvido em outra ocasião, quem sabe se o reconhecimento não será feito e possamos sentir que o quarto poder tem seu valor e contribui no quesito “informação” em todos os sentidos. Pisaram na bola!

Artista da Terra
O show inaugural comemorativo ao Centenário de Capanema, marcou a sensatez dos organizadores que deram oportunidade para os artistas da terra mostrarem seus talentos no palco armado na Barão de Capanema. Vários cantores capanemenses fizeram a festa e mostraram seus talentos para o grande público que se fez presente e prestigiou a programação.

Missa e Show
Na quinta-feira, a programação coordenada pela prefeitura foi marcada pelo encontro religioso que começou com a celebração da missa em Ação de Graças pelo Centenário, presidida pelo pároco Frei Fábio Bernardo e em seguida o show com a banda católica Família Luz, que mesmo não tendo muito espaço de tempo, fez seu show e arrancou aplausos das pessoas presentes. No final da missa o ex-pároco de Capanema frei Luis Carlos Moraes falou ao público e foi aplaudido. O religioso agradeceu o convite feito pelo prefeito e destinou palavras otimistas aos moradores de Capanema, ressaltando os 11 anos que passou, dirigindo a Paróquia de Capanema. Na sua despedida frei Carlos pediu ao público que repetisse a frase: “Viva Capanema!”. Foi atendido e todos tiveram a oportunidade de rever frei Carlos. Quem também dirigiu belas palavras ao povo foi frei Fábio, que tem o privilégio de comandar a igreja católica por ocasião das comemorações do Centenário de Capanema.

Show de Fernandinho
Outro momento esperado pelas pessoas foi o show do cantor gospel Fernandinho que contagiou o público com sua voz marcante e entusiasmo ao direcionar as músicas. Ele é um verdadeiro show man e levantou o público, sendo acompanhado e aplaudido. Antes do show teve a preleção do pastor Fernando, como parte da programação.

Bolo e espetáculo pirotécnico
Quando o relógio marcava meia-noite, as pessoas presentes na Barão de Capanema foram convidadas pelo prefeito Eslon para assistirem o espetáculo pirotécnico com a queima de fogos de artifícios na contagem regressiva para a chegada do dia 5 de novembro, Data Magna do Aniversário de Capanema. Foi um momento emocionante e aplaudido por todos. Depois, o prefeito Eslon e a Primeira Dama Tatiana Martins se dirigiram até onde estava o bolo de 100 metros, que foi distribuído a população. Na ocasião a banda do CSA entrou na Avenida tocando o “Parabéns pra Você” fechando as homenagens, conforme a programação.

Momento no Rádio
Durante a semana do aniversário de Capanema a Rádio Antena C destinou programação especial, fazendo alvorada todas as manhãs e reprisou o documentário “Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós”, destacando os principais pontos da história. Na sexta-feira (5), toda a programação da emissora foi dedicada ao centenário, com entrevistas e visitas de personalidades que fazem parte da história do município. O Programa Especial teve o comando do Colunista, com a participação de Cleoson Vilar, Luis Carlos Glins, Alex Cunha e Jucivaldo Gomes, além dos convidados, Fernando Aviz e Paulo Henrique e do professor e poeta José Raimundo. Várias pessoas participaram através de mensagens, poemas e textos dedicados a Capanema

Calypso “sacode” a Barão
Foi um show espetacular que a Banda Paraense Calypso, comandada por Joelma e Ximbinha, dedicou a Capanema no dia do seu centenário. Gente de todos os bairros da cidade e de municípios vizinhos, se juntou para acompanhar as duas horas de show. As músicas, o ritmo e a descontração da cantora Joelma formaram o conjunto da obra que notabilizou o aniversário de Capanema e se constituiu em grande presente para os moradores e para os visitantes. Quem foi assistir ao show, tem a consciência de que este foi um acontecimento ímpar e merecedor de elogios, pela forma com que foi organizado e pelo espetáculo proporcionado pela banda paraense que tem renome internacional.

Crianças marcaram presença    
Quem conhece a trajetória da Banda Calypso sabe que a cantora Joelma tem muito carisma e trata as crianças com carinho. Em alguns programas de televisão já foram feitos quadros onde as crianças imitam a artista e ela demonstra todo o seu agradecimento. No show em Capanema, não foi diferente, sendo que várias crianças foram a avenida assistir o suingue que Joelma mostra durante seus shows, dançando do início ao fim. Outro ponto marcante do evento foram os flashes de máquinas fotográficas e celulares que registraram o show que vai ficar guardado na memória de muita gente e registrado na história de Capanema.

Segurança Total  
Uma das maiores preocupações de quem realiza eventos em praça pública é a segurança e durante as comemorações do centenário na Barão de Capanema, houve severidade por parte das polícias que estavam em todos os pontos, coibindo as ações de quem queria tumultuar e tentar estragar a festa. A presença da Polícia Militar inibiu os mais exaltados e deu segurança a quem foi festejar o aniversário do município. Felizmente não houve grandes ocorrências, mas aconteceram vários furtos de objetos de uso pessoal, como por exemplo, celulares, bicicletas e até relógios.

Retorno e Monumento
Para comemorar o centenário de Capanema a prefeitura construiu no centro da Avenida principal, coração do comércio, um mastro que sustenta a bandeira com o selo do Centenário e também o retorno para quem precisa contornar a Avenida Barão de Capanema em dois sentidos. Com isso, além de embelezar o centro comercial, o monumento torna-se cartão postal da cidade e simboliza as comemorações dos 100 anos de emancipação política de Capanema  

Baile do Centenário
A junção das entidades de classe do comércio de Capanema se fez notar, mais uma vez, com a realização do Baile do Centenário que aconteceu Sábado (6) no Salão Nobre do Clube Nassau. Foi um encontro social que reuniu pessoas para comemorarem os 100 anos de Capanema em verdadeira confraternização. Exposições de fotos, representantes de famílias tradicionais e participação especial da Banda Orlando Pereira, foram os atrativos do Baile. Os empresários Antônio Kauati, Carlos Oliveira e Manoel Barros foram os encarregados de recepcionar os convidados e a festa marcou um momento de descontração, compromisso e responsabilidade social das entidades: CDL, ACIC e SINDCOMC. Na mesma ocasião a escritora Terezinha Sousa fez o lançamento do livro didático “Capanema minha terra, nossa gente e sua história”, obra comemorativa ao Centenário que tem o Apoio Cultural da CDL/Capanema.

Contato com o Colunista: pvartes@yahoo.com.br

Nenhum comentário