COLUNA DO PV - Notícias e Comentários

Edição: Paulo Henrique #

Paulo Vasconcellos - Colunista
Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós















A caminho de Brasília
Remontadas as articulações para formação da equipe de governo de Simão Jatene, eis que surgem novidades na configuração da bancada paraense no Congresso Nacional. O ex-vereador capanemense Valry Moraes, que concorreu a Câmara Federal no pleito de 3 de outubro é terceiro suplente e pode assumir o cargo, dependendo de alguns detalhes. De acordo com informações do próprio Valry, há um procedimento que pode ocasionar na não diplomação do deputado Lira Maia e isso aproxima a condição da subida de Valry para segundo suplente. Se for confirmada a indicação do deputado Nilson Pinto para a Secretaria de Educação do Governo Jatene, quem assume a cadeira na Câmara Federal é André Dias, condicionando Valry a primeiro suplente. A maior chance para ele representar o Pará como deputado Federal será a confirmação de Wandenkolc Gonçalves para uma das secretarias especiais do governo Jatene e se isso ocorrer, Capanema terá representante na bancada Federal, pois Valry Moraes fez parte da coligação encabeçada pelo PSDB de Jatene. Vamos torcer para que essa possibilidade seja realidade para então Capanema figurar pela terceira vez com representante no Congresso a exemplo do que já aconteceu quando os ex-prefeitos Jorge Arbage e Jorge Costa exerceram o cargo de deputado federal.

Ainda o Centenário
Depois das festas populares para homenagear o Centenário de Capanema, eventos sociais também marcaram a história singular do município. A Colônia Capanemense esteve reunida em evento onde várias personalidades receberam honrarias por serviços prestados e contribuição ao crescimento de todos os setores do município. Capanemenses que moram em outras localidades prestigiaram o evento que se transformou em verdadeira confraternização

Imprensa Marrom
O termo significa imprensa sensacionalista, aquela que transforma fatos simples e sem importância em notícias chocantes, sempre em torno do trinômio escândalo, sexo e sangue, com o único objetivo de faturar em cima da desgraça alheia. Se for levado em consideração o significado da citação sobre imprensa Marrom, pode-se isentar os meios de comunicação que funcionam em Capanema, reservadas algumas proporções, pois a prática do jornalismo com ética é vista por quem tem consciência dos acontecimentos reais. Entretanto, cada meio tem sua liberdade de expressão e às vezes toca em “feridas” que estão inflamadas e causam necessidades de tratamentos específicos. Cada um cuida de si e de suas responsabilidades.

Ataques a Imprensa
Nem sempre, divulgar notícias que mostrem a realidade, representa ato ou observância de perseguição, mas em certos casos a imprensa de Capanema tem sido acusada de cometer sensacionalismo. No decorrer das comemorações do Centenário a prefeitura de Capanema “Inaugurou” algumas obras e numa delas foi sentida a ausência da imprensa e o cerimonial em alto e bom som fez duras críticas por não estarem presentes na ocasião os repórteres que militam no município. Enfurecido, o representante do ato inaugural, se esqueceu que para qualquer evento é necessário que seja feito o convite, pois nenhum integrante da imprensa faz sua pauta sem receber qualquer comunicado. E tem mais: a atual administração não está firmando qualquer contrato com as empresas que trabalham a divulgação com raríssimas exceções. É lamentável que a imprensa de Capanema tenha sido chamada de “Marrom”, atitude impensada que precisa ser reparada, para que tudo fique as claras.

Toma lá, dá cá
Todos os governos precisam da imprensa para divulgar seus atos, mas em Capanema isso não vem acontecendo e quando são realizados eventos públicos, os registros ganham espaços esporádicos nos meios de comunicação. De quem é a culpa?

Responsabilidade Social
É público e notório que a propagação de notícias requer responsabilidade de quem a transmiti e quem tem coerência, sabe da importância que representa a imprensa, como meio de divulgação. Mais uma vez, reproduzimos a frase dita pela presidente eleita do Brasil, Dilma Rouseff: “Prefiro o barulho da imprensa livre do que o silêncio das ditaduras”. Com isso, além dela reconhecer e respeitar a imprensa enfatizou que não se deve governar de forma isolada, porque as conseqüências virão em seguida.

Amor a Tauari
No encontro dos capanemenses, o Tauariense Emanoel Moreira fez declarações de amor a Capanema em especial ao Distrito de Tauari, sua terra natal. Esse é um ato louvável que de ser lembrado por quem conhece a atividade exercida por Emanoel, que não esquece suas origens, mesmo tendo que continuar longe, por motivo de sua vida profissional. Em seu pronunciamento ele fez questão de dizer que sempre está em Tauari, para descansar e também ficar próximo de seus familiares.

Cobertura do Portal
A cobertura jornalística feita pela imprensa capanemense vem ganhando maior dimensão, graças ao empenho das equipes que estão sempre atentas aos acontecimentos. Ultimamente o Portal Capanema vem registrando os principais eventos da cidade e isso fortalece ainda mais o setor, sobretudo pela parceria que os meios de comunicação mantêm. A equipe do Portal está sempre presente e contribui para divulgar o município mundo a fora.

Antena C e a Comunidade
Neste Sábado, (20), a Rádio Antena C completa 9 anos de serviços prestados a comunidade, transmitindo programação diversificada, onde o entretenimento e a informação são peças fundamentais para a exploração dos serviços de radiodifusão e a marca do pioneirismo da emissora no município. Para a instalação da Antena C, houve mobilização da comunidade que tanto almejava esse serviço em Capanema. Foram somadas vontades e prioridades, fazendo com que o rádio se tornasse realidade em Capanema.

Livro ONLINE
A professora e escritora Terezinha Sousa, após lançar seu livro didático em eventos na cidade, agora proporciona ao internauta, acesso através de links disponibilizados no JC ONLINE, Blog do PV e Portal Capanema. Trata-se de atitude louvável e inovadora, colocando a história de Capanema ao alcance de muita gente em todo o planeta terra.

Rio Garrafão
Situação deprimente em que se encontra o outrora formoso Rio Garrafão preocupa cada vez mais e os meios de comunicação estão fazendo notícias e alertas para que as ações negativas não continuem sendo feitas. É preciso que as agressões ao rio deixem de acontecer, caso contrário será mais um a ser inexistente.

O contato com o Colunista: pvartes@yahoo.com.br

Nenhum comentário