PRIMEIRO PLANO - Notícias de Agora

Edição: Paulo Henrique #

Laptops podem causar problemas de infertilidade
Laptops viraram moda, de uns tempos para cá, no Brasil. A ideia do portátil talvez tenha encantado os usuários que queriam mais mobilidade para fazer as coisas on-line. Como o próprio nome diz, "laptop" ("lap" em inglês significa "colo" e "top", em cima) é um computador projetado para não precisar de mesas, apenas de um suporte corporal, mas essa prática pode não fazer bem à saúde reprodutiva masculina, de acordo com um estudo.
No estudo desenvolvido pela State University of New York em Stony Brook, termômetros mediram a temperatura das bolsas escrotais de 29 jovens que tinham laptops apoiados sobre os joelhos. Mesmo com um suporte sob o computador, as bolsas escrotais dos participantes se superaqueciam rapidamente.
"Depois de apenas 10 ou 15 minutos, a temperatura de seus escrotos já está acima do que consideramos seguro, mas eles nem percebem", afirma Yelim Sheynkin, urologista e coordenador do estudo publicado pela revista Fertility and Sterility.
De acordo com a American Urological Association, um em cada seis casais dos Estados Unidos tem problemas para concepção, em grande parte por infertilidade masculina.
Pesquisas anteriores demonstraram que aquecer o escroto em mais de um grau é o bastante para danificar os espermatozoides. No caso do laptop apoiado sobre os joelhos, essa temperatura pode aumentar 2,5 graus.
O pesquisador avisa que a melhor solução é a de usar laptops apoiados em mesas. (Yggor Araújo, Diário Online)

Nenhum comentário