BASTIDORES DA POLÍTICA EM CAPANEMA

Edição: Paulo Henrique #
Texto: Paulo Vasconcellos
Foto: Anderson Cavalcantti (Portal Capanema)

Sessão tumultuada não define novo Presidente da Câmara
Integrantes da Chapa União e Força.
Quando tudo parecia que a eleição para a escolha da mesa diretora da Câmara de Vereadores transcorreria de forma tranquila, eis que o empate em 5 a 5 causou ebulição tanto no plenário quando nas galerias que estavam lotadas de simpatizantes das duas chapas que foram formadas, registradas em cartório e apresentadas regimentalmente naquela Casa de Leis. A sessão, presidida pelo vereador Pedro Abraão (PP), foi deliberada para realização da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012. Duas chapas apresentaram os candidatos à presidência: Oscar Ishii (PRTB) e Edson Maciel (PV) e a votação transcorreu normalmente, sendo que cada chapa obteve 5 votos.
Baseado no que consta na Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara, o presidente Pedro Abraão declarou a sessão encerrada, convocando nova eleição para o próximo dia 22, razão pela qual houve protestos por parte do vereador Chico Adalgisio (PT), integrante da chapa “União e Força”, alegando que as normativas apontavam a realização de novo escrutínio na sequência da mesma sessão e que o presidente não poderia decretar o encerramento.
Houve discussões acirradas e invasão do plenário por algumas pessoas que estavam nas galerias acompanhando o desfecho. O nervosismo se estabeleceu e foi formado tumulto generalizado com apupos dos simpatizantes de uma das chapas que reivindicavam a nova eleição de imediato. Como não houve entendimento, as palavras foram substituídas por insultos mútuos e os integrantes da chapa “Centenário” se retiraram do plenário, obedecendo a decisão da presidência que havia declarado encerramento da sessão.
Não havia segurança no momento da confusão e só depois de alguns minutos o policiamento foi convocado, os ânimos minimizados e o primeiro secretário, vereador Chico Adalgisio, assumiu interinamente a Mesa Diretora, fazendo a chamada nominal dos parlamentares, foram registradas cinco presenças, consolidando quorum suficiente para o prosseguimento da sessão. O clima era tenso, mas mesmo assim houve registro da ausência dos vereadores pertencentes à chapa Centenário, caracterizada como abstenção. Baseado nesse posicionamento, Adalgisio acatou o registro da chapa União e Força e procedeu a eleição, sendo que os cinco votos foram atribuídos a referida chapa, não havendo votação para a Centenário. Depois de conferidos os votos, o presidente interino Chico Adalgisio declarou vencedora a chapa União e Força, afirmando também que o vereador Edson Maciel será o presidente do Poder Legislativo no biênio 2011/2012.
Mesmo declarada a vitoria do vereador Edinho, o resultado da eleição está sub-júdice e não se sabe se haverá nova eleição dia 22, como decretou o presidente Pedro Abraão. Em meio a tantas discussões antes e durante a eleição, os próximos dias serão de disputas na esfera judicial e somente depois do veredito final é que serão definidos os rumos da tumultuada eleição realizada pela Câmara Municipal de Capanema.
A equipe do Blog acompanhou a votação e estaremos destacando mais detalhes na Coluna do PV e na Coluna JC Repórter, com pontos importantes que tornaram publicamente ações negativas de como se deve comportar um parlamento, cujo clima deveria ser de harmonia, mas o que se viu foram atos de vandalismo, falta de responsabilidade e desrespeito a população. Outro fator negativo é que as imagens da bagunça já estão a disposição de internautas de todo o mundo, fator que mancha ainda mais a política capanemense que ganha rumos que entristecem a todos.

Nenhum comentário