CADERNO JC - Link Direto com o Jornal de Capanema

Edição: Paulo Henrique #

Provas da Uepa elevam ritmo de estudo
Nos cursinhos pré-vestibulares de Belém o ritmo é de preparação intensa para as provas da 1ª e 2ª etapas dos processos seletivos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que ocorrerão nos dias 28 e 29 deste mês. “Temos turmas específicas de revisão já focando nas provas da Uepa e da Universidade Federal do Pará”, diz Ranieri Mousinho, coordenador do convênio de um colégio particular de Belém.
Para os alunos, o momento é de tentar revisar os conteúdos para um dos vestibulares mais concorridos do Estado. As alunas Hana Brito, 16 anos, e Quezia Nunes, 17 anos, estabeleceram uma maratona de estudos para tentar uma vaga no curso de medicina. “Faço cursinho extra duas vezes por semana e estou estudando direto”, conta Hana. “A gente sabe que não dá tempo de estudar tudo, mas estou me preparando”, diz Quezia.
Mas os professores alertam para que os alunos não exagerem nos estudos em momentos que antecedem as provas. “A dica é manter a tranquilidade, ter uma boa noite de sono e uma boa alimentação, aproveitar o sábado para descansar e relaxar”, afirma Mousinho.

PROVAS
As provas dos dias 28 e 29 terão início às 8h e término às 13h (horário de Belém). Estão inscritos no processo seletivo 79.752 alunos, que farão as provas em 28 municípios do Pará. Serão ofertadas 2.864 vagas para 21 cursos.
O curso mais concorrido é o de Fisioterapia. Para o Processo Seletivo (Prosel) foram inscritos 1.970 candidatos para 20 vagas em Belém (média de 98,50 candidatos/vaga). No Programa de Ingresso Seriado (Prise) foram 218 inscritos para 20 vagas em Belém (média de 10,90 candidatos/vaga). Na prova do dia 28 serão 56 questões objetivas e dia 29, 60 questões objetivas.
A principal recomendação para quem for fazer as provas é não esquecer do documento de identificação original. “O aluno que não estiver com o documento não poderá fazer a prova”, alerta Ionara Terra, coordenadora do Processo Seletivo da Uepa.
Outra recomendação é atentar para o horário para não haver atrasos. Os portões estarão abertos uma hora antes do início das provas.
A relação dos candidatos aprovados para a terceira etapa do Prosel deve ser divulgada a partir do dia 6 de dezembro. As provas da terceira etapa do Prise e Prosel acontecem no dia 12 de dezembro. O listão dos aprovados deve ser divulgado na primeira quinzena de janeiro. (Diário do Pará)

Nenhum comentário