Artistas paraenses lamentam o falecimento de Lúcio Mauro



Os artistas paraenses lamentaram o falecimento de Lúcio Mauro. O ator e diretor Alberto Silva destacou a genialidade de Lúcio, cujo personagem se tornou tão marcante que se confunde com a própria pessoa do ator. "Lúcio foi um grande pioneiro da televisão brasileira, um dos maiores improvisadores ao vivo na história da tevê", completa. "Lúcio era um dos maiores na arte. Tem uma relevância enorme. O seu estilo é incrível. Era um cara econômico. Fazia 'o menos' com total propriedade. Basta ver a sua forma de dizer um texto. Um estilo único e memorável", descreve o ator paraense Raul Franco, radicado no Rio de Janeiro. "A vida é assim. Ele já ficou encantado, no sentido de encantaria, que ficou na memória das pessoas, não será esquecido", afirma a atriz Astrea Lucena.

"É lamentável (a perda), um artista paraense que fez uma história incrível e muito bonita, muito maravilhoso e talentoso", descreveu Astrea.
Alberto Silva afirma que "Lúcio Mauro foi um grande representante do ator não que representa múltiplos e diferentes papéis ao longo da vida, mas um ator, como há muitos, que fizeram grandes papéis marcantes e carismáticos ao longo de toda a sua vida. É uma forma diferente de ver o ator. Isso é uma coisa muito interessante. Temos um exemplo mundial disso, que foi Charles Chaplin, que eternizou o personagem Carlitos". 
Já Raul Franco, que há anos mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de investir na carreira de ator e humorista, como fez Lúcio Mauro, reconhece que o exemplo do veterano paraense foi forte para ele: "Desde pequeno ouvia as pessoas dizerem: 'O Lúcio mauro é paraense, sabia?'. E isso acendia em mim a possibilidade de ganhar o Brasil também com a minha arte." Segundo ele, o falecimento do grande artista "é uma perda gigante". 
"Lúcio Mauro foi um dos gigantes das Artes Cênicas. Saiu do Rádio e foi um dos fundadores da Televisão, onde fez nome no Humorismo, mas também fez novelas. Seu timing era perfeito em dupla com Chico Anisio. Também fez Cinema e Teatro. Como grande ator, nas raras vezes em que atuou em papéis dramáticos, brilhou. Intensamente. Uma grande geração despede-se de todos nós. Meu respeito, admiração e homenagem a Lúcio Mauro, grande paraense!", manifestou-se Edyr Augusto.
"O Lúcio tem uma história importante artisticamente falando e influenciou outros artistas daqui e do país inteiro. É a perda de um grande artista, que já estava com uma idade avançada. Ele viveu muito e realizou muitas coisas como artista. Para nós, artistas, é uma grande personalidade que, sem dúvida nenhuma, influenciou muita gente", acrescenta a atriz Monalisa da Paz.
Já para o diretor e produtor cultural Afonso Galindo, "o Pará e o Brasil perderam um grande profissional, competente e criativo, que batalhou para chegar onde chegou com o merecido reconhecimento nacional. Fico bastante triste com a partida do mestre, mas faz parte do ciclo. Ele, entre vários artistas de talento do nosso estado, conseguiu o espaço dele. Oxalá o reconhecimento para todos e todas fosse possível."
Em nota, a Secretaria de Cultura do Pará (Secult) lamentou o falecimento do ator e humorista: "Lúcio era um dos grandes representantes da classe artística paraense - com reconhecimento nacional - e trilhou uma carreira de pioneirismo na TV e no Teatro".
Para homenageá-lo, a Secult vai apresentar o espetáculo "Monólogo das Mãos", com texto de Giuseppe Ghiaroni, celebrizado pela atuação de Lúcio Mauro. A encenação será no Theatro da Paz, na próxima quinta-feira (16), às 20h, com entrada franca.

Fonte: O Liberal (Texto e Foto)

Nenhum comentário