Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA) faz concerto beneficente



A Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA) realizou no sábado, 25, um concerto beneficente em prol de famílias carentes atendidas pelo Rotary Club (Rotary da Amazônia, Distrito 4720). O repertório traz leituras do rock internacional, rock paraense e música popular paraense em versões eruditas, incluindos os sucessos das bandas Metallica, Guns n'Roses e Led Zeppelin. 
A orquestra experimental criada em 1998 pelo professor Áureo de Freitas, passou a integrar este ano a programação artística da pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), sendo formada por estudantes de violoncelo de projetos de extensão, pesquisa e ensino da UFPA, oriundos do curso de graduação em Música e do curso técnico da universidade.
"Ao longo desses 20 anos de atividades, buscamos a valorização dos músicos integrantes por meio do reconhecimento no cenário musical nacional e internacional. Temos um currículo com mais de 15 turnês nacionais e internacionais e nos tornamos uma orquestra modelo que abraça a inclusão social", destaca Áureo de Freitas.
No palco, a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia traz novos integrantes, já que quatro músicos ficaram para trabalhar nos Estados Unidos, na última turnê realizada naquele país, em dezembro. "A OVA é isso mesmo. Já tivemos outros violoncelistas que ficaram no exterior para trabalhar e estudar. A orquestra se renova com a entrada de novos músicos, o que é muito interessante", destaca o professor.
Nesse concerto beneficente, Áureo divide o palco com cinco violoncelistas: Amanda Alencar e Gabriela Di Cavalcante - que farão solos de músicas do Guns n' Roses e do Metallica -, Andrei Santos, Vítor Soares e Anddro Marlon; além da banda base formada por Ígor De Narde (guitarra), Isaque Souza (baixo elétrico), Andrei Kachorrão (bateria) e Leal (teclados).
A orquestra lançou no ano passado o primeiro CD OVA - 20 anos e lançou o CD no ano passado, "Never Surrender", com rocks de bandas paraenses em versão instrumental. Os exemplares estarão á venda durante o concerto a R$ 25. Em janeiro de 2020, o grupo se prepara para realizar uma nova voltam com turnê pelos Estados Unidos, dessa vez na cidade de Tucson, no Arizona, e, em agosto, vão participar de uma conferência de educadores musicais, na Finlândia.
Rotary - O Rotary é uma organização internacional e sem fins lucrativos que promove a prestação de serviços humanitários e intercâmbios educacionais e culturais. É mantida por sócios e têm projetos implementados e administrados localmente por Rotary Clubs, como o Rotary da Amazônia - Distrito 4720.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário