Panorama Setorial da Cultura Brasileira promove oficinas na UFPA



Com o objetivo de disponibilizar informações de qualidade, pioneiras e inovadoras para o setor cultural, além de facilitar o planejamento de atividades dos atores dessa cadeia produtiva, o Panorama Setorial da Cultura Brasileira oferece oficinas gratuitas para a área de cultura, no dia 27 de maio, no Auditório Armando Dias Mendes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), das 9h às 12h e das 13h às 20h. As inscrições podem ser feitas pelo site.
O projeto foi elaborado como um projeto de pesquisa de mercado, com recorte na economia da cultura. Sua primeira edição, lançada em 2012, ouviu tanto produtores como investidores da cultura, da iniciativa privada e governo. A segunda edição, lançada em 2014, investigou o público brasileiro e suas motivações para consumir cultura. E agora foi lançada a pesquisa realizada no biênio 2017-2018 desvendando aspectos dos difusores culturais, ou seja, aqueles que distribuem e divulgam a cultura nos ambientes físicos e digitais.
Com os resultados da pesquisa atual, chama a atenção como a influência pode ser caracterizada de acordo com a sua dinâmica. Propõem-se, nessa pesquisa, três tipos. Um é exercido pelos algoritmos: a quantidade de pessoas que consumiu um determinado produto artístico torna-se determinante para que outras consumam, ou não, o mesmo produto. Outro tipo é constituído por pessoas que valorizam a legitimidade, o domínio de conhecimento e informação, como por exemplo, dos críticos, jornalistas, curadores ou pessoas que tenham o conhecimento aprofundado daquela linguagem artística. E, finalmente, a influência exercida pelas afetividades, quando as pessoas são mobilizadas pelos sentimentos de amigos e pessoas próximas.
Em Belém, a oficina acontece no dia 27 de maio, no UFPA, com quatro atividades, entre 9h e 20h. O interessado pode participar em quantas atividades quiser, de uma até quatro. 
As oficinas são direcionadas a um público bem amplo da cadeia produtiva da cultura, como produtores, artistas, divulgadores, gestores, agentes viabilizadores, imprensa e investidores em cultura.
Serviço: Oficina Panorama Setorial da Cultura Brasileira em Belém
Data: 27/05/2019
Horários: das 9h às 12h e das 13h às 20h
Local: UFPA – Rua Augusto Corrêa, 1 – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Auditório Armando Dias Mendes, Guamá, Belém
Inscrições: https://panoramadacultura.com.br/oficinas/
Entrada franca

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário