Faculdade faz exposição em homenagem aos poetas brasileiros


Poetas paraenses e nacionais tiveram seus poemas transformados em telas de pintura e desenho na mostra “Vozes Poéticas Nacionais”, que está aberta ao público por tempo indeterminado, no auditório da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) de  9h às 21h. A entrada é franca.
A mostra é resultado de um trabalho que engloba duas linguagens diferentes do universo da arte e trata a trajetória de 36 poetas com destaque para 25 poetas do estado do Pará. O trabalho tem coordenação da professora Célia Brito, da Fibra, e do artista plástico Fernando Barrão, que exibem imagens do mercado do Ver-o-Peso, casarões históricos, comunidade da Vila da Barca, Círio de Nazaré, além de personagens dos contos do Poeta Castro Alves.
O poeta Carlos Correia Santos foi um dos paraenses selecionados. Ele disse que há alguns meses a direção da faculdade entrou em contato e pediu que ele escolhesse um de seus poemas. "Eu escolhi um poema que falo da minha relação de tocar violino e escrever poemas, que são duas atividades de muita importância na minha vida. E a tela que o artista plástico criou ficou sensacional. Ele fez um violino grande e de dentro do instrumento brotam flores e pássaros", falou o poeta emocionado.
Para Carlos Correia, a iniciativa da faculdade é um realimento para os artistas. "Em tempos sombrios a vontade de muitos artistas é de desistir. Mas esse carinho da instituição nos revigora. O artista quer criar e deseja que sua obra voe, crie relações. O contato com o público é tudo que desejamos", acrescentou o poeta.
Antônio Juraci Siqueira, Daniel da Rocha Leite, Jorge Andrade e Leonora Brito, filha do escritor Bruno de Menezes também estão no time dos escritores paraenses. E no dia do lançamento, sexta-feira (3), eles recitaram poemas e destacarem a importância da exposição para o âmbito acadêmico e social. 
Com mais de 80 obras publicadas de maneira independente, Antônio Juraci Siqueira, falou da importância do incentivo à arte. “Fico muito honrado de ser lembrado para essa exposição, já que a literatura no Pará, muitas vezes é silenciada na sociedade”, comentou.
A exposição tem como patronos os poetas Raimundo Alonso Rocha, “IV príncipe dos poetas paraenses” e membro da Academia Paraense de Letras. E Castro Alves, conhecido como “poeta dos escravos”, “cantor dos escravos” e pelo seu destaque nacional.  
O diretor geral da faculdade, Vicente Noronha, destaca a importância dos poetas para contribuição da literatura local e amplo conhecimento, por meio de suas obras.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário