Marcos Quinan lança "Subidos", romance ambientado na década de 1920




Em um período de efervescência política no Brasil, durante a década de 1920, dois jovens vivem uma intensa história de amor. Este é o cenário do romance “Subidos”, novo livro de Marcos Quinan, que será lançado na manhã deste sábado (18), às 10h, na Livraria Fox. O evento terá a presença do autor, e exemplares da publicação poderão ser adquiridos por R$ 38.
O livro conta uma história de amor, sonhos e desencontros. A narrativa de  companheirismo e cumplicidades envolve anarquistas, militares rebeldes, nordestinos fugindo da seca e mestiçados da fronteira do Brasil com a Guiana Francesa.
O romance escrito por Quinan é ambientado durante o governo de Artur Bernardes. “É uma história de amor no ambiente da prisão dos anarquistas, e de alguns tenentistas e militantes desse movimento, que originou a Coluna Prestes e que desagua numa prisão a céu aberto na Amazônia”, explica o autor.
A prisão é a colônia penal de Clevelândia do Norte, que ele conta ter sido construída para ser uma colônia agrícola, mas acabou se tornando uma prisão a céu aberto.
“É uma história desse pessoal com todas as implicações de um pouco antes e um pouco depois. É ambientado em um momento histórico com pesquisa sobre isso. Mas é, na verdade, a história de um grande amor entre dois jovens”, diz Quinan.
Posicionar personagens fictícios em contextos históricos reais a partir de pesquisas, para o autor, é também uma forma de contribuir para a contação da história do país.  
“Eu tenho feito um trabalho de ficção baseado na nossa história há bastante tempo. Todos os trabalhos que tenho feito tem esse vínculo com a história brasileira, que é muito mal contada e até mesmo pouco contada. E esse é o veio de tudo”, justifica. 
Entre suas publicações anteriores, Quinan tem trabalhos ambientados na Guerra de Canudos e Guerra do Paraguai, todas ligadas a região amazônica de alguma forma. “Isso tem sido um trabalho pensado para se fazer um reconhecimento da nossa história, na verdade. E junto a isso, personagens pertinentes à época e acontecimentos”, pontua o autor.
Nascido em Goiás, Marcos Quinan escolheu a Amazônia para produzir sua arte. Além de escritor, ele também é produtor cultural, teatrólogo, artista plástico e fotógrafo. Entre suas publicações anteriores, Quinan já mostrou seu lado romancista, poeta e também contista. 
Seu novo livro chega às prateleiras das livrarias em um período onde as mesmas vivem uma crise, em que grandes franquias chegaram a fechar algumas de suas lojas. O autor acredita que uma forma de combater tal problema é não parar de produzir.
“Nós temos feito isso o tempo todo, pelo menos na minha área, a cultura, que eu acredito ser a coisa mais importante que precisamos zelar. É uma guerrilha, mas nós temos expectativas de que algumas pessoas se movimentem no decorrer do tempo, inclusive com relação a literatura, e a nossa cultura de forma geral”, diz o autor.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário