Exposição fotográfica mostra a Amazônia paraense pelas lentes de Helly Pamplona




A riqueza e diversidade da flora e fauna presentes na região amazônica são o tema da exposição "Amazônia Paraense", do fotógrafo marajoara Helly Pamplona, que será realizada hoje, a partir das 18h, na Cintra Art Café. 
A mostra contará com 20 imagens em 30x40, frutos da paixão do artista pela diversidade de animais e plantas da Amazônia. Com a experiência de quem nasceu em uma fazenda no interior do Marajó, Helly Pamplona consegue retratar através de suas lentes a realidade nua e crua da floresta. "É gratificante fazer esse trabalho, porque a gente vive dentro da Amazônia, e infelizmente algumas pessoas não conhecem os costumes do cabloco, do nativo, dos ribeirinhos, e principalmente a nossa fauna", explica o fotógrafo.
Apaixonado pelos animais, descobriu a fotografia muito cedo, ainda aos 12 anos, quando conseguiu sua primeira câmera. A partir daí, ele se metia no meio do mato todos os dias, buscando cliques únicos de espécies muitas vezes raras e pouco fotografadas. "Eu já cheguei a fotografar um felino da Amazônia que passou quase 20 dias para ser identificado, porque ninguém conhecia", conta. Das criaturas estranhas que já encontrou pela mata, entre bichos em extinção e insetos que mais parecem seres de ficção-científica, até agora ele só não fotografou o curupira. Ainda.
Além de visualizar e prestigiar as imagens, as telas também estarão à venda, e o público vai poder levar para casa um cantinho da Amazônia. O artista também vai participar de um bate-papo com o público, tirando dúvidas e explicando sobre os hábitos de animais que já teve a experiência de registrar. "Vocês vão ver um pouco de cada coisa, um pouco da nossa fauna, do ecossistema amazônico e da migração de alguns animais pra área urbana de Belém. Vai ser muito interessante, e vou falar também sobre o cotidiano do caboclo, pois eu também sou ribeirinho, e quero compartilhar essa experiência", conclui.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário