Mostra "A volta de Fordlândia" reúne artistas de várias nacionalidades



O trabalho de artistas brasileiros, franceses, canadenses e portugueses integra a exposição coletiva "A volta de Fordlândia", aberta à visitação a partir deste sábado, 25, até 29 de junho. A entrada é franca.
A programação contou com um café da manhã seguido de apresentação especial na Fotoativa. A performance de Eric Valette e Maiwenn Le Nedellec apresentou os desafios de uma residência no Brasil e os desastres da expedição Langsdorff, que desce o rio Tapajós no século XIX e o projeto Fordlândia de Henry Ford, um século depois, às margens do mesmo rio Tapajós.
Em seguida, foi realizada a mesa-redonda "Fordlândia hoje, abordagens multidisciplinares" com o historiador Magno Ribeiro,  que é professor e diretor da Escola Sagrado Coração de Jesus, em Fordlândia; Ima Vieira, ecóloga e pesquisadora do Museu Goeldi e Françoise Parfait, artista, professora de Artes e Mídias da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Instituto ACTE e membro do coletivo Suspended Spaces. A programação teve mediação de Alexandre Sequeira, artista e professor da UFPA.
Já no Cine Olympia a programação tem início às 15h30, com apresentação de filmes e bate-papo com interlocutores de Fordlândia. Entre as exibições, estão quatro produções: "Que sonho é esse Ford?", de Débora Flor, Mireille Pic e Véronique Isabelle; "Pedra e poeira", de Camille Varenne e André Parente; Fordlândia Malaise brevis, de Susana de Sousa Dias; "A mulher de branco do convento" (La dame blanche du couvent), de Maïder Fortuné concebido junto de adolescentes de Fordlândia.
O projeto teve início com uma residência artística organizada às margens do Rio Tapajós, em Fordlândia, pelo coletivo Suspended Spaces. A vivência ocorreu entre 21 de agosto e 7 de setembro do ano passado e, após isso, uma exposição com cerca de vinte obras (entre instalações, vídeos, fotografias e performances) e um colóquio internacional foram apresentados em Paris em novembro de 2018.
A segunda etapa da iniciativa fica por conta da exposição na Fotoativa, que permite que artistas e pesquisadores deem sequências aos trabalhos iniciados. A mostra proporciona um encontro entre os participantes de Fordlândia, que contribuíram de forma direta com a exposição, e amplia o olhar para uma discussão multidisciplinar sobre o distrito fundado por Henry Ford, em 1928, para cultivar de forma intensa a borracha necessária para uso dos veículos fabricados pela americana Ford Motor Company.
Agende-se:
Exposição "A volta de Fordlândia"
Até 29 de junho de 2019
Fotoativa (Praça das Mercês, 19. Bairro da Campina)
Entrada franca
Informações: (91) 3212-1010 | a.fotoativa@gmail.com  


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário