Livro traz relatos de viagens por países como Portugal, França e Espanha


Enize Vidigal
Da Redação
"Buen Camino, Relatos de Viagem" é o novo livro que a escritora e professora Josette Lassance lança pela Editora Pakatatu, na sexta-feira, 3, na Casa das Artes, a partir das 19 horas. Autora de outros sete livros de contos, crônicas e poemas, Josette inaugura uma nova fase de produção literária com "Buen Camino", pois nele relata as viagens que realizou sozinha entre os anos de 2014 e 2017 a Portugal, França e Espanha, especialmente a Santiago de Compostela, lugar que atrai peregrinos de todo o mundo em busca de uma experiência espiritualista. "O diferencial desse livro é que entrei num tipo de escrita que eu nunca tinha experimentado, que é o relato de viagem, uma leitura suave e prazerosa para se contrapor às complicações do mundo cotidiano", descreve a autora.
Buen Camino é prefaciado pelos escritores João de Jesus Paes Loureiro e Micheliny Verunschk. "A viagem de Josette, transgredindo a seu modo a norma, começa pela chegada. Chega para depois partir", diz o autor paraense. "O segredo de um relato de viagens, pelo condão literário que transfigura o comum em algo raro, é o de tornar o casual em permanente, o simples em complexidade expressiva, o aparentemente anódino em fonte de significações", prossegue. "Sim, esse relato é um enfrentamento. Não um combate, mas a ideia de que estar num lugar é vivê-lo, enfrentá-lo com todas suas possibilidades, imprevistos e, obviamente, dúvidas. É um livro sobre estar vivo e presente", afirma Micheliny. A orelha é assinada por Mercedes López.
"Escolhi caminhar a escrever", declara Josette. Buen Camino é o primeiro livro da autora em nove anos. Ela começou a escrever a nova obra em 2014, mas fez uma pausa com o adoecimento e falecimento da mãe, até retomar o projeto e trabalhar a maturação do trabalho aos poucos. "O ato de caminhar é um ponto de reflexão. Fui buscar ter fé sem religião. Fui a Santiago e a outros lugares, mas a visão foi a mesma, de conhecer lugares diferentes da rotina, que nos leva a mudar até o nosso olhar. O livro não é um romance, mas as minhas impressões da autora ao longo do caminho percorrido. A viagem é uma busca de si mesmo, mas para mim teve várias razões. A literatura me ajudou muito a me sentir mais feliz". 
Josette Lassance é natural de Belém. Formada em História e Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-graduada em Artes pela Universidade Estadual do Pará (Uepa), publicou "Vida de Bruxa" (poemas), "Os Gatos Nus Passeiam sobre os Telhados Sujos", "Galeria dos Maus", "O Prédio", "Os Cinco Felizes", "Crônicas, Sonhos e Cafés" e participou de coletâneas e feiras literárias, tendo conquistado o primeiro lugar no concurso “Chuva de Arte Amazônica”, em Belém, em 1981; o 2º lugar no II Concurso Internacional de Prosa e Verso de Ponta Grossa, no Paraná, em 1999; e o 2º lugar no Concurso de Crônicas da Ed. Folheando, em 2018. 
Serviço: Lançamento do livro "Buen Camino, Relatos de Viagem", de Josette Lassance
Data: sexta-feira, 3, às 19h
Local: Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré)

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário