Grupo de forró 'Flor de Jambu' se lança nas vésperas da abertura da quadra junina




O mês junino se aproxima e para entrar no clima do forró pé de serra músicos de Belém e de capitais nordestinas se uniram para a formação do grupo "Flor de Jambu", que vem com a proposta de disseminar e fortalecer a cultura nordestina dentro do estado. 
De acordo com Isa Rebecca, que é vocalista e uma das idealizadoras do grupo, a paixão pelos ritmos do nordeste foi o elemento principal para se unir a outros músicos com a formação da banda. "Eu sou maranhense e desde sempre sou apreciadora das músicas do nordeste. E desde quando cheguei em Belém (há dois anos), senti falta de grupos que toquem forró pé de serra", declara a cantora.
A partir dessa vontade a banda começou a se organizar para fazer o lançamento do trabalho no período das festas juninas. Segundo um dos integrantes do grupo, Geraldo Nogueira, o termo forró, que hoje é associado tanto a uma festa dançante como a um ritmo musical, tem origem na palavra africana forrobodó que significa algazarra, festa popular ou arrasta-pé.
“O grupo concorda com esse significado e acredita no forró como uma grande festa, que pode abarcar uma soma de ritmos da cultura nordestina, como baião, xote, xaxado e rasta pé”, destaca Geraldo.
 
O som do Flor de Jambu é regido pelos três principais instrumentos do forró pé de serra que são zabumba, sanfona e triângulo. Integram o grupo Isa Rebecca, na voz; Geraldo Nogueira, no triângulo; Douglas Dias, no pandeiro;  Eliézer Aviz, no violão e Marcos Sales, na sanfona. Para esta apresentação, a zabumba fica por conta de um covidado especial, Vitor Vela. 
Dentre as inspirações do grupo estão mestres lendários como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Santana, Flávio José; e também, grandes nomes da atualidade como Forroçacana, Trio Virgulino, Circuladô de Fulô, dentre outros.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário