Walcyr Monteiro valorizava ilustrações nos livros dele



Walcyr Monteiro valorizava as ilustrações nas várias publicações que realizou sobre as lendas e assombrações de Belém, do Pará e da Amazônia. Ele trabalhou com vários cartunistas paraenses aos quais sempre encomendava caricaturas dele próprio para ilustrar os livros dele. Pouco antes de falecer, ele convidou alguns desses profissionais para ilustrarem a série de oito volumes de "Visagens, Assombrações e Encantamentos da Amazônia", que pretendia publicar com reedição de seus contos.

JBosco recorda que Walcyr valorizava o trabalhos dos cartunistas e ilustradores: "Ele gostava de trabalhar conosco porque somava com o trabalho dele, dava uma química de humor para as histórias do imaginário popular que poderiam ter perfil assustador. Ele viajou muito pelo Pará e pelo Brasil, acabou sendo reconhecido mais fora daaqui do que propriamente no Pará. O trabalho dele é super reconhecido até no Japão, onde publicaram uma edição especial super luxo dos contos dele. Walcyr também ganhou prêmios na Venezuela e Peru, ganhou uma edição especial super de luxo que foi lançada no Japão. Ele também publicava 'causos' todos os meses como colaborador do PQP, jornal de humor do comendador Raimundo Mário Sobral," recorda.JBosco, cartunista e ilustrador de O Liberal, ilustrou a 6 edição de  "Visagens, Assombrações e Encantamentos da Amazônia", editada em novembro de 1999, e também estava no novo projeto do autor. "Há três semanas fui na casa dele para conversamos sobre a nova série. Ele me falou que seria o último trabalho, ele tinha pressa porque estava doente e achava que ia morrer. Seria uma edição ampliada com cinco contos e mais ilustrações. Ia ficar mais com cara de revista em quadrinho. Ele também encomendou as ilustrações do Márcio Pinho, João Bento, Atorres e outros."
Walcyr colecionava caricaturas deleWalcyr colecionava caricaturas dele (Biratan Porto)
Outro profissional contatado para fazer as ilustrações do novo projeto foi Biratan Porto, que também trabalhou nos primeiros livros do escritor. "O Walcyr foi uma pessoa especial na literatura, foi um grande contador de histórias, um grande escritor. Estive com ele antes de ser hospitalizado. A obra dele continua. Torço para que o projeto seja efetivamente publicado. É uma perda muito grande, ele deixa um lapso na literatura, pois contava histórias como ninguém."
O profissional André Abreu, morto durante uma tentativa de assalto em frente a um edifício no bairro do Umarizal, em fevereiro do ano passado, também ilustrou um livro de Walcyr. O autor planejava homenageá-lo e comentava que a caricatura feita por André era a mais comentada pelo público, tanto que estampou canecas e camisetas comercializadas por ele.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)


Nenhum comentário