Semana Nacional de Museus inicia nesta segunda-feira, dia 13



No Pará, 20 instituições oferecem 120 atividades ao público durante a 17ª Semana Nacional de Museus, que inicia hoje, 13, e vai até o domingo, 19. A maratona cultural oferece exposições oficinas, debates, exbição de filmes, montagem de maquetes, espetáculos, contação de histórias, troca de livros e atividades educativas, entre outros. O Museu Paraense Emílio Goeldi, Centro de Ciências e Planetário do Pará, Mangal das Garças, Espaço São José Liberto, Museu do Estado do Pará (MEP), Museu do Forte do Castelo e de Arte Sacra, de Belém; o Theatro Victória, de Santarém; e o Instituto de Arte Vitória Barros, em Marabá, são algumas das instituições que oferecem atividades.
A Semana, organizada todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é alusiva ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no sábado, 18. Em todo o Brasil, 1.114 instituições irão participar. Com o tema "Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições", a Semana propõe um debate sobre o papel dos museus como centros propagadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos que marcam a nossa cultura.
No Pará, os organizadores elegeram o rio como representação simbólica da cultural regional e definiram como subtítulo da semana: "O rio e suas narrativas: movimento e permanência das tradições". Inclusive, este ano, o Sistema Integrado de Museus e Memoriais, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Museu Emílio Goeldi e curso de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) montaram programação em parceria. A conferência de abertura será hoje, às 18h30, na Igreja de Santo Alexandre, com a palestra do Doutor em História Social, Agenor Sarraf.
A programação terá debates direcionados para a importância dos museus na sociedade. No dia 17, por exemplo, a Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra, receberá, de 15h às 18h, a palestra "Usos contemporâneos da memória e da tradição: museus, fazeres e patrimônio". Entre as ações ao ar livre, o Mercado do Porto do Sal recebe, amanhã, 14, às 8h o Percurso Patrimonial "Topografia das memórias", com saída do Mercado do Porto do Sal em direção ao Museu do Forte do Castelo. O Mercado receberá também, no dia 19, de 9h às 17h, oficinas de Tipografia Naval e Livro Artesanal "Histórias de rio".
O Planetário do Pará, ligado à Universidade do Estado do Pará, oferecerá, no dia 17, às 9h, a palestra "Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições" com o Prof. Dr. Ruy Guilherme Castro de Almeida. Na mesma linha, o Museu do Instituto Evandro Chagas realiza, no dia 19, o evento "IEC Ontem e Hoje: Ciência e Saúde na Amazônia", com palestra, exposição e outras atividades com o objetivo de mostrar os 80 anos de trabalho da instituição e a importância do órgão a pesquisa na Amazônia.
OUTROS MUNICÍPIOS
Fora da capital também haverá programação da Semana de Museus. Em Cachoeira do Arari, hoje, 13, às 10h será realizadas ações para ampliação e fortalecimento das redes de cooperações museológicas no Pará: a salvaguarda da memória, das tradições e do Patrimônio Cultural nos Museus. A mesma programação será realizada no Theatro Victória, em Santarém.
Já o Instituto de Arte Vitória Barros, em Marabá, realiza no dia 18, oficina de papietagem com ilustrações tridimensionais das lendas marabaenses, com a artista Paula Corrêa. E o CEU Alegria do Amanhã, em Abaetetuba, oferece contação de história para estudantes.
Confira mais Programações da Semana de Museus
Igreja de Santo Alexandre
Dia 13/05 - às 18h30 - Conferência de Abertura "O rio e suas narrativas"
Dia 14/05 - às 19h - Recital de Música Clássica
Dia 15/05 - às 18h - Audição musical das folias e da ladainha em louvor a São Sebastião "Viva o Glorioso São Sebastião!"
Dia 16/05 - De 18h30 às 21h30 - Seminário Rios de Sensações e Memórias
Museu de Arte Sacra
De 14/05 a 14/07 - 10h às 16h (sempre de terça a domingo) - Exposição "Tradição das Águas", na galeria Fidanza
Museu do Estado do Pará (MEP)
De 13 a 18/05 - 10h às 17h - Troca-Troca De Leitura
De 13 à 17/05 - 15h às 17h - Oficina "O rio e suas representações em HQ"
Dia 16 e 17/05 - às 15h - Oficina de montagem de maquetes do patrimônio histórico de Belém
Dia 18/05 - 10h às 12h/ 15h às17h - Oficina "O rio e suas representações em HQ"
De 18/05 - às 10h - Oficina de montagem de maquetes do patrimônio histórico de Belém
De 18/05 - às 08h - Percurso Patrimonial "Topografia das memórias". Obs.: saída do MEP com destino ao Museu do Forte
Museu do Forte do Castelo
De 13 a 19/05 - às 10h às 17h - Exposição coletiva a céu aberto "Um rio das onze"
De 14/05 a 17/07 - 14 às 17h - Oficina Mídia Pedagógica dos Sítios Arqueológicos do Arquipélago do Marajó
De 14/05 a 19/07 - 10 às 17h/ 19 às 22h - Exibição do curta metragem "Carta a um Cabano"
Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
De 14 e 15/05 - 9h30 às 10h30 - Visita guiada "Uma viagem de descobertas pelos rios e tradições no Museu Goeldi", com entrada franca.
Dia 14/05 - 14h - Roda de conversa sobre a importância dos rios Urbanos
Dia 15/05 - 14h às 16h - Exposição Museologia da UFPA em fluxo
Dia 16/05-  18h30 - Lançamento do livro “Persistência do aviamento. Colonialismo e história indígena no noroeste amazônico”, do pesquisador Márcio Meira, na Livraria Fox
Dia 19/05- 9h -Mostra do projeto “Potencialização e valorização do saber do idoso”
Em paralelo, acontecem a exposição "Postado! Arqueologia brasileira nos selos" e a oficina "Arte Postal" para estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 1º do ensino médio, com agendamento de escolas para as visitas guiadas e oficina pelo e-mail nuvop@museu-goeldi.br

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário