ATAQUE & CONTRA-ATAQUE - A Revista Virtual do Esporte


Edição: Anna Paula e Paulo Henrique
Cimento no Barra
A TV RBA apresenta em sua programação o programa Barra Pesada e nele o quadro “Orgulho de ser do Pará”, destacando personalidades que fazem parte da história do Estado. Recentemente a emissora convidou o Capanemense Carlos Edson Paiva Damasceno, o “Edson Cimento”, que foi goleiro da Seleção de Capanema, do Sporting Clube do Pará, da Tuna Luso Brasileira, do Clube do Remo, do Paysandu, do Guarani-SP, do Fluminense-RJ e do ASA-AL, tendo uma brilhante carreira como jogador e no ano de 1977, recebeu a premiação “Bola de Prata” da revista Placar como o melhor do Brasil, defendendo a camisa do Remo. No programa, apresentado por Ronaldo Porto, o agora treinador de goleiro do Paysandu, Edson Cimento relembrou seus grandes momentos no futebol e disse que vai continuar trabalhando em favor do esporte paraense .
Mamão de volta
O atacante Felipe Mamão, revelado nas categorias de base do clube do Remo, tendo sido titular do time principal por algum tempo, andou por alguns clubes e pelo Águia de Marabá. Depois de adquirir experiência em outros centros, o atacante está de volta ao futebol paraense e defenderá o Águia no Brasileiro da Série C. Diz um velho ditado que o “Bom filho a casa retorna” e Mamão vai lutar para ser titular no time comandado por João Galvão.
Dunga X Escobar
Virou baixaria o bate boca entre o Técnico Dunga é o Jornalista Alex Escobar, durante coletiva concedida pelo treinador e em momento de tensão, o carrancudo técnico esbravejou pra cima do repórter, destinando palavrões impublicáveis. Houve repercussão e Escobar recebeu a solidariedade dos companheiros de profissão, além do apoio da ABI- Associação Brasileira de Imprensa. Todos sabem que Dunga faz bom trabalho na Seleção, mas ele precisa deixar o “Estrelismo” de lado e pensar melhor antes de detonar sua metralhadora com adjetivos impopulares.
Kaká também bate
Outro que aproveitou a coletiva para desabafar foi o craque Kaká. Ele, ao atender os jornalistas, alfinetou Juca Kifoure, falando que o jornalista tem se manifestado em sua coluna, criticando as atitudes de Kaká, por não ser simpático com alguns, recusando- se a entrevistas. O jogador se defendeu, afirmando que sempre manteve bom relacionamento com a imprensa e acusou Juca de ateu. Podem ter certeza que o jornalista vai revidar e bater também em Kaká.
Clube na África
A equipe “Bola de Ouro” da Rádio Clube do Pará está fazendo brilhante cobertura na Copa do Mundo que acontece na África do Sul. Lá estão Valmir Rodrigues, Gerson Nogueira, Giuseppe Tomazzo e Geo Araújo que comandam as reportagens e transmitem jogos. E mais um marco na história do Rádio Paraense que sempre faz coberturas em Copas.
Esporte no SBT
A programação do SBT/Capanema, durante a Copa do Mundo tem dado espaço para o esporte, com inserções no programa “Capanema Agora”. O quadro de esportes é apresentado por Manu Oliveira todas às segundas feiras. Um dos pontos importantes do quadro é a interatividade com os telespectadores que fazem perguntas aos participantes da Mesa. De acordo com a jornalista Manu, após a Copa é pensamento da direção da emissora, manter o quadro com notícias e comentários do Esporte Local e Regional .
Antena C e a Copa
Quem também está fazendo cobertura com notícias e comentários durante  a Copa é a Antena C, dentro dos programas “No Pique da Antena” e “Rádio atividade”, apresentador por Cleoson Vilar e Jucivaldo Gomes. O cronista participa fazendo os comentários e a audiência é comprovada.
Copa na Educativa  
Todas às manhãs na Rádio Educativa o comunicador Helinho Carvalho apresenta o Programa “Bom Dia Trabalhador” e Nele o quadro  “Momento da Copa” com a participação especial de Eldon Saraiva. Eles fazem o acompanhamento da rodada e comentam os jogos. É o esporte no rádio sempre em destaque e até o final do Mundial, muitas notícias ainda vão ser inseridas.      
A praça é do povo
Nas comemorações após os jogos do Brasil na Copa, o torcedor capanemense fez a festa na Praça Magalhães Barata, local escolhido por eles, pela facilidade de acesso. Infelizmente, alguns mais exaltados não tiveram comportamento adequado e cometeram atos de vandalismo. Nesta segunda o Brasil joga contra o Chile e novamente a praça será lotada de torcedores e as recomendações são para que haja a preservação do patrimônio público. Esperamos que todos se divirtam e comemorem a vitória brasileira com entusiasmo e sem violência.
O Chile é o desafio
Conhecida por sua tradição guerreira nos campos de futebol, a Seleção do Chile, adversária do Brasil nesta segunda feira, representa preocupação para o técnico Dunga que precisa armar um sistema de melhor distribuição das jogadas no meio de campo, para envolver os chilenos. Nos três jogos da primeira fase, Dunga modificou os setores de meio campo e ataque, usando todos os jogadores das posições, com exceção do meia Kleberson. O “Xerifão” precisa usar a coerência que ele tanto pregou antes da Copa e dar maior segurança ao time, caso contrário, volta mais cedo pra casa.

Nenhum comentário