Especial Copa do Mundo 2010 - Notícias, Fatos e Fotos.

Edição: Paulo Henrique

De virada, Dinamarca elimina Camarões e classifica a Holanda

Seleção dinamarquesa vence por 2 a 1, em Pretória, e fará decisão com o Japão pela segunda vaga do Grupo E
Por causa da Dinamarca, a Copa do Mundo tem a primeira seleção matematicamente classificada e a primeira eliminada. Com vitória de virada por 2 a 1 sobre Camarões neste sábado, em Pretória, os dinamarqueses fizeram o time de Samuel Eto'o não ter mais chances de avançar na competição e ainda colocaram a Holanda nas oitavas de final.

Desolado, camaronês Assouekotto observa comemoração do segundo gol dinamarquês (Foto: Reuters)A Laranja soma seis pontos e lidera o Grupo E. Na próxima quinta-feira, às 15h30m (de Brasília), pega Camarões, que ainda não pontuou. No mesmo dia e horário, Dinamarca e Japão, que estão com três, decidem a segunda vaga da chave na Cidade do Cabo. Nas oitavas, os primeiro e segundo colocados enfrentam classificados do Grupo F, que tem Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia.

Após a derrota para os japoneses na estreia, Camarões entrou diferente em campo no Loftus Versfeld. Os jogadores pressionaram o técnico francês Paul Le Guen para mudar o time, e ele acabou aceitando. Samuel Eto'o, que jogou pela esquerda na estreia, atuou como centroavante e marcou seu primeiro gol na Copa. A equipe contou ainda com Song, Emana e Geremi, que foram reservas no primeiro jogo, como titulares.

Morten Olsen também apresentou na Dinamarca. O capitão Jon Dahl Tomasson recuperou-se de lesão e formou o ataque com Nicklas Bendtner e Dennis Rommedahl, autores dos gols da virada. Rommedahl foi responsável também pelas melhores jogadas da equipe, sempre aproveitando as falhas de marcação pelo lado esquerdo da defesa africana.

O Loftus Versfeld tem capacidade para 42.858 torcedores e, segundo a Fifa, o público presente foi de 38.074. Porém, a maior parte dos lugares atrás dos gols estava vazia. Como todos os jogos à noite (às 20h30m do horário local), a temperatura foi baixa e os termômetros chegaram a marcar 6ºC.

Equilíbrio nas ações, igualdade no placar

Com uma postura ofensiva e sabendo que precisava da vitória, Camarões começou a partida partindo para cima. Em quatro minutos, duas boas jogadas. A melhor com Eto'o, que jogando centralizado no ataque, arriscou de fora da área, mas errou o alvo.

A resposta dinamarquesa veio dois minutos depois, pelo lado esquerdo da zaga africana, que sofreu o primeiro tempo todo por ali. Rommedahl entrou na área pelas costas da zaga e chutou por cima. O começo agitado ganhou um gol de presente. Ou melhor, Camarões ganhou o presente da defesa europeia.

Em tom de desabafo, Eto´o comemora o primeiro gol de Camarões no Mundial da África (Foto: Reuters)Aos dez, Christian Poulsen saiu jogando errado e deu a bola nos pés de Webo. O camisa 15 rolou para Eto'o, que ficou sozinho na área e tocou no canto esquerdo. Primeiro gol do craque do Inter de Milão na Copa do Mundo: 1 a 0.

A vantagem no placar deixou Camarões cheio de graça. E o time continuou pressionando. Aos 12, quase saiu o segundo, com um chute de longe de Emana, para fora, rente à trave. Passes de efeito, pedaladas, dribles. Os camaroneses quiseram abusar e acabaram vendo a Dinamarca melhorar em campo.

Bendtner agradece passe de Rommedahl no gol de

empate da Dinamarca (Foto: Reuters)O time de Morten Olsen teve bela chance de empatar aos 16. Após boa troca de passes, Gronkjaer recebeu fora da área e chutou. A bola tinha endereço certo, mas Nkoulou usou a cabeça e salvou os camaroneses.

O empate saiu aos 33. Mais uma vez, a Dinamarca apostou em lançar pela esquerda da zaga. Deu certo. Rommedahl recebeu sozinho de novo e cruzou, rasteiro, para Bendtner se esticar: 1 a 1.

Os minutos finais foram emocionantes com o empate no placar. Aos 41, Souleymanou perdeu uma dividida, e Tomasson chutou para o gol vazio, mas Nkoulou salvou de novo. No rebote, Jorgensen chutou por cima. No contra-ataque, Eto'o recebeu na área e bateu de canhota na trave da Dinamarca. Em seguida, Emana entrou driblando, passou por dois, mas chutou mal, e Sorensen pegou.

Infernal, Rommedahl decide para 'Dinamáquina'

O segundo tempo começou um pouco mais devagar que o primeiro, e Camarões desperdiçou uma chance aos 12, quando Webo recebeu de Eto'o e chutou longe, quase acertando o placar que fica no último andar da arquibancada.

Três minutos depois, mais uma vez a Dinamarca aproveitou a falha de marcação pela esquerda da defesa africana e chegou à virada, em contra-ataque: Rommedahl foi lançado na direita, driblou Makoun na área e bateu de canhota, no canto direito de Souleymanou: 2 a 1.

Os europeus ainda poderiam ter ampliado. Aos 24, a bola foi lançada por cima da defesa, Rommedahl entrou sozinho na área e rolou para Tomasson. Mas o capitão, que completou 14 partidas sem marcar pela seleção, chutou para defesa de Souleymanou.

Desesperado para evitar a eliminação, Camarões foi para o ataque. Teve boas chances com Emana e Eto'o, mas não conseguiu. A Dinamarca soube se defender e segurar os Leões, que mais uma fez não foram indomáveis e vão assistir ao mata-mata da Copa em casa.