CRÔNICA DA ATUALIDADE

Atualização às 23h20m de sábado, 12 de junho de 2010.

Edição: Anna Karla


                                       A Copa e as Eleições
                                      Por Paulo Vasconcellos
         É comum o brasileiro falar que o País só começa a andar após o carnaval, também parar suas atividades em épocas de Copa do Mundo e de Eleições Gerais. Como 2010 registra esses dois eventos, será se o Brasil ainda não funcionou?
         Feitas as avaliações e as interrogações, podemos raciocinar e excluir do nosso pensamento a paralisação, pois as engrenagens estão funcionando a todo vapor, como se diz na gíria popular. No cenário nacional, mesmo com os pensamentos voltados para a possibilidade de conquista do hexacampeonato pela Seleção Brasileira, não podemos desviar nossos olhares e esquecermos que a política é tambem ferramenta de funcionamento da máquina, sendo o eixo central do movimento de rotação do País.
         Já são conhecidos três pré-candidatos há presidência da república, com predominância para as mulheres que tem em Dilma Roussef e Marina Silva suas representantes, por enquanto. Até o dia 30 de junho, podem surgir mais candidatos uma vez que José Serra vai disputar o planalto com as duas líderes que já figuraram na mesma sigla, sendo que Dilma continua no PT e Marina é o sangue novo do PV.  Enfatizando os trocadilhos entre eleição e copa, volta a pauta o nome de Dunga que primeiro foi candidato e depois assumiu o comando técnico da Seleção Brasileira.
         Entre reclamações e elogios, Dunga superou todos os obstáculos, classificou o Brasil nas Eliminatórias e na bolsa de apostas, seu time é um dos favoritos para a conquista do título máximo da Copa da África. Se na copa existem os mais cotados para serem campeões, na política, as pesquisas dizem que há empate técnico entre Serra e Dilma. No futebol, o empate pode ajudar em uma classificação e até no triunfo máximo, mas na final de uma Copa do Mundo, se esse placar permanecer até o trilar do apito do árbitro, o campeão será conhecido nas cobranças de penalidades máximas.
         As eleições majoritárias, para a escolha do presidente da República, dos governadores dos estados e de alguns prefeitos de municípios, é necessária a realização de segundo turno e comparando ao futebol, essa fase pode ser chamada de prorrogação para serem conhecidos os vencedores. No futebol existe o fair play, que significa o cavalheirismo entre os adversários. Só que na política não existe ação de cortesia entre adversários, pois cada um cuida da sua parte e argumenta os pontos negativos que o outro tenha cometido. Importância à parte, o ano desenha os traços dessas disputas e os torcedores brasileiros confiam que a Copa Fifa vem mais uma vez para a galeria da CBF, no entanto, os resultados das eleições permanecem no quesito incógnita, pois não se pode atribuir favoritismo a qualquer dos candidatos. O vencedor da Copa será conhecido no inicio do mês de julho e os triunfantes das eleições só vão poder comemorar seus feitos, uns em outubro e outros em novembro. Explica-se: os senadores e os deputados serão votados e eleitos em outubro, sendo que alguns governadores e até o presidente ou a presidente da República vão ter suas eleições sacramentadas somente em novembro, na disputa do segundo turno do pleito.
         Atrelando os assuntos Copa e Eleição intercalados aos 12 meses do ano, somam-se os dias e multiplicam-se as conquistas, ficando as avaliações para serem feitas de forma posterior aos acontecimentos. Em âmbito local, além das expectativas da Copa e das Eleições, podemos destacar as comemorações do Centenário do município, que devem ganhar maior movimento a partir do segundo semestre que já está se aproximando. Na sequência do assunto política, as disputas em âmbito estadual vão ganhar espaço e certamente os nomes vão ser mesclados a mais trocadilhos, uma vez que ainda não foram definidos os candidatos ao governo, ao senado e até para as representações na Câmara Federal, assim como na Assembleia Legislativa. Por enquanto, os nomes ainda estão sob especulações e isso faz com que o assunto seja tratado em outra oportunidade, aqui nesse mesmo espaço. Então, vamos manter nossos olhares para os televisores e acompanharmos os grandes jogos da Copa do Mundo. (PV).

Nenhum comentário