LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria: Blog do PV, Jornal de Capanema e Rádio Antena C


Atualização às  19h50m de Domingo, 13 de junho de 2010 
Edição: Cleoson Vilar e Paulo Henrique
Açougueiro é morto dentro de sua própria casa
 No final da madrugada de ontem, foi registrado mais um assassinato em Capanema e desta vez, a vitima fatal foi o açougueiro Raimundo dos santos Souza, que ao sair de sua casa localizada no bairro da areia branca, foi surpreendido por dois elementos que tinham a intenção de assaltá-lo. De acordo com informações da esposa da vitima o açougueiro reagiu ao assalto, travando luta corporal com seus agressores e foi atingido por tiros de revolver. Antes de assassinarem Raimundo, os elementos haviam envenenado e matado os dois cachorros da vitima
De acordo ainda com informações colhida por nossa reportagem, o açougueiro Raimundo mesmo em desvantagem, ainda feriu um de seus assassinos. Com pedido de socorro de sua esposa, vizinhos se acordaram e ainda conduziram o proprietário do açougue natal a casa de saúde, mas ele vaio a falecer em seguida. O bairro da areia branca ficou bastante movimentada, pois Raimundo era morador antigo da área e pessoa muito conhecida. O abalo foi total e somente na parte da tarde os peritos do IML de castanhal chegaram a Capanema para efetuarem e remoção do corpo. Por toda de ontem, muita gente esteve na residência de Raimundo para prestarem as ultimas homenagens. O caso foi registrado na delegacia de policia local e os investigadores estão tentando chegar a te os acusados de terem cometidos o assassinato do açougueiro Raimundo.o sepultamento será hoje, em horário ainda a ser definido pela família.

 Jogadores reclamam de gramado sintético e da bola
O novo tipo de gramado sintético que está sendo utilizado pela primeira vez na Copa do Mundo foi criticado por jogadores no domingo, que afirmam que a grama cria quiques imprevisíveis e gera problemas para goleiros.

Tanto o lado vitorioso --a Eslovênia venceu por 1 x 0 a Argélia em Polokwane--, quanto os perdedores criticaram o gramado que contém uma mistura de grama e fibra sintética. O mesmo tipo de superfície será usado em partidas em Nelspruit.

O zagueiro Majid Bougherra disse que o gol da Eslovênia nunca teria acontecido em um campo com grama pura. A partida foi decidida quando um chute despretensioso de Robert Koren conseguiu passar pelos braços do goleiro da Argélia Faouzi Chaouchi.

"O gol marcado hoje - se fosse em um campo normal, ele nunca teria acontecido", disse. "No último quique, a bola foi rápida e mudou a trajetória que o goleiro tinha imaginado."

Os jogadores também reclamaram bastante da nova bola, Jabulani, que está sendo usada, dizendo que foi particularmente difícil controlar a bola em uma partida marcada por erros de passe.

"Para os jogadores é melhor quando se chuta, mas para os goleiros é horrível", disse Bougherra. "No ar, ela muda (de trajetória) de vez em quando, então é muito difícil."

Jogadores brasileiros e o argentino Lionel Messi também já reclamaram da bola.

O melhor em campo Koren disse que a falha do goleiro da Inglaterra Robert Green na partida contra os Estados Unidos pelo Grupo C no sábado - em grama tradicional - e o erro de Chaouchi podem ser responsabilizados pelo quique imprevisível da bola.

Green permitiu o gol de empate por 1 x 1 ao não conseguir controlar um chute de longa distancia. "É muito difícil para os goleiros, já que um pequeno erro e a bola já está na rede", disse. "Nós vimos ontem quando os EUA marcou contra a Inglaterra e vimos de novo quando marcamos - ajudou."

Outra sete partidas serão jogadas nos gramados que combinam a fibra sintética e grama natural, incluindo França contra México no dia 17 de junho e Grécia e Argentina no dia 22 de junho. (AE)

Uepa orienta sobre teste do pezinho neste domingo
A ação é em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho. A Uepa se destaca como referência no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos detectados na primeira fase da Triagem Neonatal e já se prepara para dar início à segunda fase, cuja habilitação foi dada ao Estado em abril de 2010 pelo Ministério da Saúde.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove neste domingo (13), no Bosque Rodrigues Alves, em Belém, ações educativas e de orientação às mães sobre a importância o Serviço de Triagem Neonatal ou Teste do Pezinho, como é popularmente conhecido o exame. O Teste é referência na Universidade, que atende a uma demanda mensal correspondente a 10 mil recém-nascidos, o equivalente a 80% dos nascidos vivos em todo o Estado. 

 A iniciativa é em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, instituído pela Portaria nº 822 do Ministério da Saúde, que criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), no dia 6 de junho de 2001. No Pará, a programação da Universidade teve início na última segunda-feira (07), com a realização de uma videoconferência sobre o tema, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Uepa. A videoconferência foi transmitida simultaneamente para os municípios de Altamira, Marabá e Santarém. Neste domingo, a Uepa também distribuirá folders e camisas, para reforçar a importância de realizar o Teste em tempo hábil.

Se feito entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido, o Teste do Pezinho é capaz de evitar sequelas de diversas doenças, que já nascem com a criança, entre elas, a Fenilcetonúria e Hipotireodismo Congênito, identificados na primeira fase da Triagem, e Anemia Falciforme e Fibrose Cística, na segunda e terceira, respectivamente.

A Uepa se destaca como referência no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos detectados na primeira fase da Triagem Neonatal e já se prepara para dar início à segunda fase, cuja habilitação foi dada do Estado em abril de 2010 pelo Ministério da Saúde. Os serviços de identificação da Anemia Falciforme devem estar à disposição da população em agosto deste ano. 

Para a realização do Teste do Pezinho, as amostras de sangue dos bebês são coletas em 492 postos distribuídos em 143 municípios, os quais encaminham ao Laboratório de Apoio e Diagnóstico (Lapad) da Uepa, que analisa e envia os resultados aos postos. Desde a criação do Lapad, em 2006, já foram realizados testes em 1 milhão e 156 crianças. Atualmente, a Uepa faz o acompanhamento e tratamento de 24 pacientes com Fenilcetonúria e 308 com Hipotireiodismo. (Ascom Uepa)

Pará vacina 287 mil crianças no 1º dia da campanha
A abertura também contou com a presença de Zé Gotinha e sua namorada
No Dia Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil, o Pará tinha vacinado até as 19h30 deste sábado (12) 287.672 crianças menores de cinco anos, representando uma cobertura de 37,98%, o que é considerado satisfatório pela coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde. A meta é vacinar 744.818 crianças e todas as Regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) enviaram dados da campanha para o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
De acordo com Ana Helfer, o Pará tem mantido cobertura vacinal de 95% tanto na rotina quanto em campanhas, que é a cobertura mínima determinada pelo Ministério da Saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação continuará até o dia 25 de junho, portanto os pais e familiares que não levaram suas crianças para receber a vacina ainda podem fazê-lo e proteger seus filhos como fez a dona de casa Maria da Conceição Souza, que levou a filha Jennifer, de um ano de idade, ao posto de vacinação em Marituba.
Além da vacina contra a paralisia infantil, estão sendo oferecidas vacinas contra hepatite B, rubéola, sarampo e caxumba, para as crianças com esquema vacinal em atraso.
(Agência Pará)
Pagamento de IPVA Cidadão encerra na segunda
Proprietários de veículos com placa de final 07 a 37 tem até esta segunda-feira para aproveitar os descontos do IPVA Cidadão, política pública que incentiva os bons motoristas abatendo o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Até 14 de junho será possível pagar o Imposto com desconto, embora o vencimento do licenciamento anual, junto ao Detran, para estas placas seja somente no dia 13 de agosto. Só com o pagamento integral do Imposto dois meses antes do prazo final do licenciamento o proprietário de veículo que não tem multas de trânsito garante os benefícios do IPVA Cidadão.

A tabela do IPVA está no site da Secretaria da Fazenda (Sefa), onde o proprietário pode consultar os prazos, valores do IPVA e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), acessando o Portal de Serviços (www.sefa.pa.gov.br).

DESCONTOS

Os descontos são de 15% do valor do imposto para quem está há dois anos sem multa de trânsito; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações. O desconto não é cumulativo. O proprietário de veículo tem, ainda, a opção de antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas, sem desconto.
Lula decide nesta terça sobre veto a reajuste de 7,7% para aposentados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decide na terça-feira (15) se veta o reajuste de 7,7% para aposentados e pensionistas que recebem mais mais de um salário mínimo por mês. O reajuste foi aprovado pela Câmara e pelo Senado, que alterou o texto da medida provisória editada pelo governo concedendo a partir de 1º de janeiro deste ano um reajuste de 6,14%.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, voltou a afirmar hoje (13), após a convenção nacional do PT, que a área econômica recomendou o veto ao reajuste aprovado pelo Congresso Nacional. “Nós fizemos a recomendação para o presidente Lula. Ele vai tomar a decisão na terça-feira. Vamos ver como fica.”

Perguntado se um veto não atrapalhará a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República, o ministro afirmou: “Não tem nada disso, primeiro isso não se mistura com eleição”.

Bernardo afirmou ainda que se a área econômica convencer o presidente a vetar o aumento de 7,7%, os 6,14% serão mantidos. “Isso significa reposição da inflação, mais 2,6% de aumento real. Ninguém pode dizer que o governo do presidente Lula está maltratando os velhinhos.”

Fonte: Agência Brasil

PMDB oficializa Michel Temer como vice na chapa de Dilma
 
O PMDB oficializou neste sábado (12) durante a convenção nacional do partido a candidatura do deputado Michel Temer (SP) a vice na chapa da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Foi derrotada a ala do partido liderada pelo senador Pedro Simon (RS) que defendia candidatura própria à sucessão presidencial.Temer obteve 560 dos 660 votos apurados. O ex-governador do Paraná Roberto Requião e Antônio Pedreira, do PMDB do Distrito Federal, que pleiteavam a vaga para disputar a Presidência em uma candidatura própria do partido, obtiveram, respectivamente, 95 e 4 votos.

Ministério das Cidades discute o uso da bicicleta como meio de transporte

O uso da bicicleta como veículo essencial em um sistema de transporte integrado foi discutido nesta sexta-feira (11) numa oficina promovida pelo Ministério das Cidades para tratar a questão da mobilidade urbana.

A falta de investimento em ciclovias foi um dos problemas apontados pelos participantes. Para o coordenador do programa Bicicleta Brasil, Cláudio Silva, é preciso melhorar muito o sistema cicloviário da maioria das cidades do país e citou como exemplo Brasília.
 
Silva também defendeu a necessidade de campanhas educativas e de conscientização sobre a importância do uso da bicicleta como um meio de transporte. “O uso da bicicleta como um meio de transporte significa qualidade de vida, faz bem para o bolso, para saúde e ao meio ambiente”, disse.

Fonte: Agência Brasil

STF vai definir se piso salarial de policiais volta à pauta
O deputado federal Capitão Assumção (PSB-ES) entrou com uma ação pedindo que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a retomada da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria um piso salarial único para policiais militares e bombeiros de todo o país.
A PEC pretende equiparar os salários dos estados ao valor pago a essas categorias no Distrito Federal, que é superior a R$ 4 mil mensais. A proposta chegou a ser votada em primeiro turno, mas a sessão foi interrompida e a matéria acabou sendo retirada da pauta. 
No mandado de segurança, o deputado afirma que, de acordo com o regimento da Câmara, a votação não poderia ter sido interrompida após a aprovação em primeiro turno e as PECs têm preferência na pauta em relação à tramitação ordinária. 
O parlamentar ressaltou que mais de 320 deputados assinaram requerimento pedindo que a análise da PEC seja retomada e aponta o presidente da Câmara, Michel Temer (PSDB), como responsável por não ter incluído a matéria novamente na pauta.
Capitão Assumção pede ao ministro Gilmar Mendes, relator da ação, uma liminar que obrigue a retomada da votação. “Não há razão ética ou prática que justifique esta omissão, em especial no Legislativo, pautado pelo princípio da proporcionalidade e respeito às diversas opiniões políticas”, justifica o deputado.
A assessoria do deputado Michel Temer informou que vai aguardar a decisão do STF para se pronunciar sobre a ação. Ainda de acordo com a assessoria, a votação do piso salarial dos policiais e bombeiros não foi retomada, por causa de divergências sobre a proposta que estão sendo negociadas pela Presidência da Câmara com os líderes dos partidos e o governo. 
Fonte: G1
 Fichas sujas fora da eleição este ano
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluíram ontem que a Lei Ficha Limpa vale já para a eleição deste ano. De acordo com a lei, os políticos que forem condenados por tribunais estão impedidos de disputar um cargo eletivo.
O TSE chegou a esse entendimento durante o julgamento de uma consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). O parlamentar perguntou se uma lei sobre inelegibilidades aprovada até 5 de julho deste ano poderia ser aplicada na eleição de outubro. Cinco de julho é o prazo para o registro das candidaturas.

'A lei tem aplicação na eleição de 2010',respondeu o relator da consulta, ministro Hamilton Carvalhido, que foi seguido por 5 de seus 6 colegas de tribunal. O ministro ressaltou que a lei excluiu das disputas apenas os políticos condenados por tribunais e não os que respondem a inquéritos e processos ou que ainda estão recorrendo de decisões individuais de juízes.

No julgamento, a maioria dos ministros do TSE concluiu que a Lei Ficha Limpa foi aprovada antes das convenções, não provocou mudanças no processo eleitoral e, portanto, não seria necessário esperar um ano para começar a aplicá-la. Há uma jurisprudência consolidada, baseada na Constituição Federal, segundo a qual modificações no processo eleitoral têm de ser aprovadas com pelo menos um ano de antecedência.

'As inovações trazidas pela lei não alteram o processo eleitoral', afirmou Carvalhido. 'Essa lei não tem finalidade casuística', afirmou a ministra Cármen Lúcia, que também votou a favor da aplicação da regra na eleição deste ano. 'A cláusula vedadora (à aplicação da lei antes de esperar o prazo de um ano) é categórica', afirmou.

Em curso - O ministro Marco Aurélio Mello votou contra. 'O processo eleitoral está em pleno curso', concluiu. O ministro Marcelo Oliveira ressaltou que o assunto deverá no futuro ser discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Antes que os ministros votassem, a  vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, defendeu a aplicação da Lei Ficha Limpa na eleição deste ano. Ela afirmou que a lei é resultado de um movimento da sociedade, que não suporta mais os escândalos na política. 'Está ligado a insatisfação popular e a vontade popular de mudar, de que tenhamos daqui para frente candidatos que sejam capazes de exercer seus mandatos sem se envolver em escândalos', afirmou. 'Entendo que não é um projeto que mereça ser protelado para eleições futuras. Precisa imediatamente atender aos anseios do povo brasileiro.'
 

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário