Colunas & Colunistas - A Opinião de Carlos Ferreira

Edição: Paulo Henrique

Sandro faz por afilhado o que recebeu do padrinho
Dispensado pelo Goiás, clube que o revelou, Sandro Goiano apelou para o amigo Flávio Goiano em busca de um novo clube. Flávio fizera sucesso no Paysandu em 1994 e voltava ao futebol paraense em 1996, contratado pela Tuna, com moral suficiente para empregar os irmãos Sandro e Warley.
O atacante Warley se destacou nos treinos e amistosos, mas a Tuna não conseguiu legalizá-lo. O meia Sandro chegou gordo. A Tuna resolveu dispensá-lo, mas Flávio Goiano brigou por sua permanência e diz que Sandro jamais soube disso. Tão logo entrou em forma, Sandro iniciou com a camisa tunante a trajetória de sucesso com as camisas do Paraná Clube, Caxias/RS, Paysandu, Grêmio/RS, Sport Recife e novamente Paysandu.
Sandro está fazendo agora pelo garoto Vinícius, atacante goiano de 18 anos, o que Flávio Goiano fez por ele há 14 anos. Vinícius ganha no Paysandu a oportunidade que seu padrinho ganhou na Tuna para iniciar a carreira. Tudo o que interessa ao Papão é que a história se repita por inteiro.

Remo não fez nada para evitar leilão
Segundo o site oficial do Tribunal Regional do Trabalho, o Remo não deu entrada de qualquer petição para evitar o leilão da área do antigo Carrossel, na próxima quinta-feira. O edital de praça saiu há 23 dias. O imóvel azulino está avaliado pela Justiça Trabalhista em R$ 3.135.919,00. Apenas um terço do valor real de mercado. A dívida causadora é de R$ 340 mil, em favor do zagueiro Magrão, que foi humilhado no clube em 2007 e não admite fazer acordo.
A coluna registrou ontem o parecer de um profissional de Direito segundo o qual a Justiça não poderia leiloar a área do antigo Carrossel sem antes intimar União, Estado e Município, que tem prioridade para aquisição de imóveis tombados ou em processo de tombamento. No entanto, o parecer foi revisto. A lei só vale para imóveis já tombados. Não é o caso da área do antigo Carrossel e de todo o Baenão. Isso significa o imóvel do Leão pode ser arrematado, sim, por um terço do valor real, em pagamento parcelado, se a praça for mantida. O processo de tombamento dificulta, mas não impede a venda. De hoje até quinta-feira, uma semana inteira de dores de cabeça para os remistas, que estão colhendo os “pepinos” que foram plantados nos últimos 30 anos com as alarmantes farras de contratações no futebol, contraindo dívidas impagáveis, senão com a perda de patrimônio.

Honra para o Brasil, sobrevida para Portugal
É improvável, mas Portugal corre risco de eliminação. A seleção portuguesa sai da Copa se for goleada pelo Brasil e Costa do Marfim golear a Correia do Norte, a ponto de os marfinenses assumirem vantagem no saldo de gols. Não deixa de ser uma questão de sobrevivência para Portugal, enquanto o Brasil, já classificado, joga pela honra para vencer e garantir o primeiro lugar no grupo. Como primeiro ou como segundo, o Brasil pode pegar a Espanha (seleção mais cara da Copa), Suíça (a melhor defesa da Copa) ou Chile (uma das sensações da Copa).
Programada para contra-atacar, a Seleção Brasileira será sempre melhor contra adversários mais poderosos, como é o caso de Portugal, do que contra uma seleção inexpressiva e retrancada como Coréia do Norte. O jogo de hoje oferece todas as condições para o Brasil mostrar sua verdadeira força e justificar para o mundo o seu favoritismo para o título mundial.

BAIXINHAS
* Segundo Flávio Goiano, o garoto Vinícius, trazido por Sandro para o Paysandu, emplacou no elenco profissional do Yokorrama/Japão quando ainda era sub 17, ano passado. Voltou por ser menor de idade, não podendo ser legalizado para jogar no exterior. O tempo vai dizer se o Papão está mesmo ganhando um presente precioso, com indicam as informações.
* As voltas que a bola dá. O sucesso de Mael abriu as portas do Paysandu para Dada. Mael esnobou o Remo no final do ano passado, foi jogar no América/RJ e agora está desempregado em Garrafão do Norte, enquanto Dadá é jogador do Internacional B, em Porto Alegre, depois de ter brilhado no campeonato gaúcho pelo São José.
* Curuçá, Santa Izabel, Ponta de Pedras. Pela ordem, três adversários do Remo em jogos amistosos preparatórios para a Série D. O primeiro, domingo pela manhã, será especial para o atacante Helinton. Além de estar reconquistando seu espaço no time, o jovem curuçaense vai enfrentar a seleção da sua cidade.
* Águia apostando em Roma como substituto de Wando no ataque. Roma tem as mesmas características e até um cartaz maior que o antecessor, embora esteja à margem do mercado do futebol, precisando se recolocar no cenário.
* Recém-casado, o bicolor Moisés tem motivo extra para brilhar na Série C. Agora raciocina como pai de família, com maiores obrigações. O jovem atacante de 21 anos vai disputar o seu primeiro campeonato brasileiro com o moral de quem marcou 14 gols no primeiro semestre: 13 no campeonato estadual e 1 na Copa do Brasil.
* Decisões com Re-Pa, que faltam no futebol profissional, pelo crescimento dos times do interior, voltam a ser rotina nas categorias de base. Ontem duas decisões e dois títulos para o Leão Azul, no sub 17 e no sub 20, em torneios que antecedem o campeonato paraense, que na realidade é metropolitano.* Biolay, ganhador do troféu Rômulo Maiorana como melhor jogador de futsal do Pará, é reforço do Desportivo Castanhalense e estará em quadra amanhã no amistoso contra a Malwee/SC de Falcão, Valdim, Lenísio e Thiago, jogadores da seleção brasileira. O jogo será às 20 horas no ginásio Loiola Passarinho, em Castanhal.

Nenhum comentário