Toque de Primeira - O que dizem os Crônistas Esportivos.

Atualização às 16h50m de quarta-feira, 30 de junho de 2010. 

Edição: Paulo Henrique e Celene Vasconcelos.

O penta, há oito anos. Que saudades de Roberto Carlos e Ronaldinho Gaúcho…

Milton Neves (Apresentador da BAND)

Em 30 de junho de 2002 a Seleção Brasileira conquistava o penta, no Mundial disputado no Japão e na Coréia do Sul.
Os comandados de Luiz Felipe Scolari derrotaram a Alemanha por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo Fenômeno.
Kleberson, que pode começar como titular diante da Holanda, foi um dos melhores do jogo, mandou até uma bola na trave, no primeiro tempo.
Marcão segurou tudo lá atrás, Lúcio foi perfeito (como tem sido na África) e o Fenômeno foi o matador dos velhos tempos. Gilberto Silva também estava naquele time e cumpriu bem o seu papel.
Tínhamos Roberto Carlos, um lateral-esquerdo “anos-luz” melhor que Michel Bastos. E que certamente seria um dos destaques, chutando essa Jabulani…
Rivaldo também estava exuberante, assim como o capitão Cafu, que levantou a Copa Fifa e dedicou à esposa Regina. “Regina, eu te amo!!!”
Daquele time, além de Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho cairia como uma luva na atual formação de Dunga.
Confira o time completo do Brasil de oito anos atrás: Marcos; Lucio, Edmílson, Roque Júnior; Cafu, Roberto Carlos; Gilberto Silva, Kleberson, Ronaldinho Gaúcho (Juninho Paulista); Ronaldo Fenômeno (Denílson) e Rivaldo. Técnico: Luiz Felipe Scolari
E não é que até o Denílson “Show” estava em campo na conquista do penta?

ELANO FORA DA COPA

José Carlos Araújo (Narrador da Rádio Globo-RJ)
 
Ouvindo o Dr.Runco e o Elano,acho que fica difícil a presença do nosso camisa 7 no restante da Copa.A lesão dele foi mais grave ainda,pois atingiu o osso da canela.Aliás,foi uma entrada desleal,que tem sido muito comum nesta Copa.Taticamente,o Elano faz falta,pois é um jogador aplicado e que consegue dosar características defensivas e ofensivas.Não vejo no Josué um jogador para substituí-lo à altura.O baixinho é muito mais carrapato,ideal para marcar o destaque do time adversário.
Confesso que gostaria de ver o Kléberson entrar de saída.Talvez fosse o melhor substituto para o Ramires,que vai cumprir suspensão.Se o Dunga estiver vendo o jogo como a gente,tudo bem.Mas, se quiser segurar o jogo,como aconteceu contra Portugal,aí vai ser mais um jogo duro…de ver.Não temo a Holanda,e garanto que não vai partir pra cima,mudando o seu modo de jogar,na sexta.Quanto ao Elano,vai fazer falta.Quem você escalaria no lugar dele ?

A Copa Mercosul


Juca Kfouri (Comentarista da Rádio CBN)

Quem diria?
A Copa do Mundo virou Copa do Mercosul.
Mercosul de veias abertas e futebol sem fronteiras.
Mercosul de Neruda, Galeano, Drummond e Borges.
Mercosul de Toro, Schiaffino, Pelé e Maradona.
Mercosul primeiro mundo no futebol.
Pois a miséria ainda habita seus grotões.
Pode ser que as semifinais não confirmem a nova geografia.
E daí?
Uma terra esquecida do mundo.
Lembrada apenas pela cana, por Potosí, pelo couro e pela subserviência.
Continua surpreendendo no maior espetáculo da Terra.
E por quê?
Antes que os arautos de uma nova ordem proclamem nossa grandeza.
Lembremos que os jogadores de futebol são pobres meninos de rua.
Com raras exceções.
Meninos que sonham tirar suas famílias da linha de pobreza.
Meninos que sonham com o trono em Madrid, Londres ou Paris.
Embora Moscou e Atenas também sirvam.
O futebol é território dos que nascem nos mocambos e vilas miseráveis.
Os garotos alemães e ingleses preferem outros brinquedos.
Os garotos suecos e dinamarqueses estudam de manhã e à tarde.
Antes de se proclamar que o Mercosul é bom de bola.
Entendam que o Mercosul é ruim de garfo e de vacina.
No dia em que o Mercosul for rico.
A Copa do Mundo muda de endereço.
Para tristeza de quem sonha com o Hexa.
E alegria de quem sonha simplesmente com justiça…

 Confiança nos pupilos de Dunga
Paulo Vasconcellos (Comentarista da Rádio Antena C/Capanema) 

Depois da vitória de 3 a 0 sobre o Chile, os comandados de Dunga provaram ter condições de ganhar a Copa.  A segurança no Gol e na defesa, o fortalecimento no meio campo e a velocidade no ataque, fazem o conjunto da obra que dá à Seleção Brasileira, credenciais para vencer a Holanda e continuar lutando pelo título. Dessa vez, podemos confiar nos jogadores, pois eles estão fechados em grupo e querem voltar ao Brasil com a taça nas mãos. Vamos torcer para que o Hexa contemple a geração de craques que representa o País do futebol.

Definidas as quartas
Neto (Comentarista da BAND)

Nesta terça-feira o último confronto de quartas-de-final ficou definido. O Paraguai vai encarar no sábadão a forte seleção da Espanha. Os paraguaios superaram o Japão em uma partida decidida apenas nas cobranças de penaltis. Pra falar a verdade particularmente queria ter visto os orientais classificados, mas fiquei feliz também pelo sucesso desse time do Paraguai, que, por sinal, fez história. Nunca eles tinham chegado tão longe em Copas do Mundo. Parabéns ao nossos vizinhos de fronteira!!!
Já no duelo de fundo, na Cidade do Cabo, a Espanha venceu Portugal com um gol polêmico do David Villa. O rapaz estaria impedido no lance do gol. Mas vendo na TV fiquei na dúvida depois de passarem a imagem umas 300 vezes. Então fica claro que não houve maldade alguma do árbitro argentino Hector Baldassi. 
O bacana é que finalmente teremos aqui na África dois dias de folga. As quartas começam apenas na sexta-feira com o jogo da Seleção Brasileira. Mas não perdendo a mania de palpitar (mesmo mal de palpite recentemente!), vejo as semifinais com Uruguai x Brasil e Alemanha x Espanha. Qual a opinião de vocês? 

Cruyff detona a Seleção de Dunga 

Gérson Nogueira (Colunista do Diário do Pará)

Maior craque da história do futebol holandês, Johan Cruyff, não poupou críticas à Seleção Brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. Disse que não pagaria para ver a equipe de Dunga, pois eles são “como qualquer outro elenco”. Para Cruyff, a magia do futebol canarinho “desapareceu” no torneio. “Eu não pagaria por um ingresso para assistir aos jogos deste time brasileiro. Onde foi parar o time brasileiro que todos nós conhecemos, desapareceu nesta Copa do Mundo? Eu olho para esta equipe e me lembro de pessoas como Gerson, Tostão, Falcão, Zico ou Sócrates. Agora eu apenas vejo Gilberto, (Felipe) Melo, (Michel) Bastos, Julio Baptista. Onde está a magia brasileira?”, questionou. ”Eu poderia entender por que Dunga escolheu alguns jogadores, mas onde está o fora-de-série ou a habilidade do meio-de-campo? Eu não creio que qualquer espectador pagaria para assistí-los. Brasil precisa jogar com mais intensidade, porque eles não são especiais, são exatamente como qualquer outro elenco nesta Copa”, analisou Cruyff. (Com informações da ESPN e diário As)

Nenhum comentário