Coluna do PV- Especial Corpus Christi


EDIÇAO: CLEOSON VILAR E PAULO VASCONCELOS

Desde pentecostes

            A festa de Corpus Christi em Capanema tem significado marcante por manter uma tradição de mais de 70 anos de existência da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. No ano de 1976, depois da celebração do pentecostes, que antecede Corpus Christi, os católicos capanemenses resolveram enfeitar as ruas e a partir de então, celebrar a eucaristia sobre tapetes coloridos.

Ramos e flores
            Com a orientação do pároco frei Hermes Recanati, integrantes da TLC- Turma de Lideres Cristãs mostraram seus talentos e decoraram um pequeno trecho de rua, com galhos de arvores, flores e outros ingredientes que ajudaram para decorar aquele que seria o grande marco para as celebrações de Corpus Christi em Capanema, considerada como uma das maiores manifestações religiosas da Região. Passados 34 anos, outros grupos foram formados e novas técnicas usadas para a decoração colorida que se transforma em tapete,  magnífica obra de arte, onde se misturam beleza e criatividade.

Toalhas e painéis
            A tradição religiosa dos capanemenses se renova a cada ano, mas alguns conservadores ainda usam as fachadas de suas casas para estenderem toalhas coloridas, vasos com plantas ornamentais e até pineis com gravuras alusivas a eucaristia, como forma de embelezar ainda mais o evento. A procissão de Corpus Christi representa a caminhada do filho de Deus com povo católico nas ruas de Capanema, quando são feitas varias homenagens ao santíssimo sacramento. 

A serragem como matéria prima
            Com a definição do trecho que compreende 1.300 metros de ruas, houve a necessidade de maior aprimoramento na decoração e experimentadas outras alternativas, as equipes responsáveis chegaram a conclusão de que a serragem de madeira solucionaria o uso da matéria prima ,considerada como carro-chefe  para a confecção dos tapetes no chão. Então, a serragem passou a receber coloração múltipla e os tons se adequaram a cada tema escolhido para festa de Corpus Christi.

Mais cores
            Visando contribuir o Maximo com o evento, parte da população de Capanema se integrou e outros objetos passaram a ser indispensáveis para colorir, como são os casos das tampinhas de garrafas, cascas de ovos, areia, cal e tudo que vem no pensamento daqueles que se doam para trabalhar de forma irmanada. Os fogos de artifícios se juntam as cores para formarem um conjunto que estabelece as comemorações de um evento religioso que conta com o apoio maciço de varias camadas sociais.

Muita gente
            A festa religiosa do corpus Christi em Capanema começou a atrair as pessoas do próprio município e de outras localidades, depois que a imprensa divulgou com bastante intensidade. Com isso, o turismo religioso ganhou força e o número de fieis aumentou. Sempre que termina uma procissão de Corpus Christi, especialistas fazem suas contas e há certeza de que o numero recorde aparece na planilha dos apontamentos. Essa é uma prova da magnitude do evento que tem tradição e é reconhecido por todos os visitantes que vem ver de perto o trabalho desenvolvido pela comunidade Capanemense.
Autoridade maior    
             O trabalho desempenhado por quem abraça a causa e participa da festa de corpus Christi é compensador, principalmente porque todos se orgulham em receber autoridades importantes que vem à Capanema se juntar aos católicos em procissão. Já faz bastante tempo que dom Carlos Verzeletti, bispo da Diocese de Castanhal, participa e preside a celebração. Esse ano não vai ser diferente e novamente o sacerdote vai caminhar com o povo.

Preparativos
De acordo com a coordenação, tudo esta preparado para que apartir das 19h desta quarta feira, comecem os trabalhos de decoração do trajeto da procissão de Corpus Christi, que certamente se estenderá por toda à noite  e ao amanhecer do outro dia o resultado de tudo isso será contemplado Por todos os que acompanharem a festa.

Mais detalhes
            A equipe do Blog vai estar de plantão na procissão de corpus Christi e registrará com fotos e textos, postando em tempo real. A outra alternativa que o Blog vai proporcionar aos seus seguidores e visitantes é a conexão com a radio Antena C, retransmitindo todos os acontecimentos a partir do momento em que começarem os serviços de decoração até o final da celebração eucarística. Vão trabalhar em conjunto os seguintes profissionais: - Cleoson Vilar, Luis Carlos Glins, Anderson Reis, Paulo Henrique Soares, Nélio Queiroz, Jucivaldo Gomes, Fernando Aviz, Lucio Flavio, Fabio costa, Alex Cunha, Leal Junior, com a supervisão de Paulo Vasconcelos e Fabio Bernardo.
           

Nenhum comentário