Crônica da Semana - Assuntos do Catidiano

Atualização às 23:45m de sábado, 05 de junho de 2010.

Edição:Anna Karla e Anna Paula

UM SANTO CHAMADO DOM ZICO
Hugo Antônio Ferrari

Toda vez que olho para Dom Zico - Arcebispo Emérito de Belém -, vejo-o com o semblante de um santo, tal a sua postura sempre serena de quem realmente somente semeou o bem no decorrer da sua vida sacerdotal e religiosa.
Seu olhar transmite paz de que tanto necessitamos, na certeza de que um novo mundo será possível, bem longe da violência dos dias atuais.
Os santos e santas são eleitos pelo povo! Cabe apenas ao Vaticano canonizá-los quando os milagres acontecerem por suas intercessões. Ninguém precisa morrer para começar a viver a santidade aqui na terra.
Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Frei Galvão, viveram a bem-aventura, sobretudo, entre o povo mais sofrido.
Aqueles que já foram chamados para a santidade, e que hoje estão no céu, passaram por provações que recomendaram suas subidas aos altares da Santa Igreja. Cada um e cada uma com a sua missão cumprida.
Dom Joaquim Vicente Zico foi um notável anunciador do Evangelho de Jesus Cristo através da implantação da Rede Nazaré de Comunicação.
Hoje, a palavra de Deus, chega com facilidade aos mais longínquos rincões desta Amazônia, graças ao trabalho dedicado de Dom Zico e de toda a sua equipe que o ajudou nessa histórica conquista.
Após transferir a Arquidiocese de Belém para as mãos de Dom Orani João Tempesta - atualmente Arcebispo do Rio de Janeiro -, Dom Zico decidiu continuar morando em Belém, cuja cidade a adotou como sua.
Por isso, dificilmente se acostumaria em outro lugar, nem mesmo em Minas Gerais, seu próprio Estado natal. O seu amor pela capital paraense é público e notório.
É impressionante o carinho que todo paraense tem por Dom Zico. Até mesmo o nosso recém-chegado Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, não esconde a sua admiração por esse Servo de Deus que vive a humildade que a todos cativa.
Qualquer um de nós somos candidatos naturais à santidade, desde que façamos à vontade de Deus.
Nossas ações precisam traduzir amor, simplicidade, caridade, perdão, justiça, a fim de que o nosso semelhante seja amado e valorizado.
Todos os santos e santas, por certo, também foram pecadores como qualquer um de nós. A diferença, é que sofreram profunda conversão de total entrega ao Reino de Deus.
Cumpriram a risca os Mandamentos do Senhor que nos apontam os caminhos seguros a serem seguidos. Os nossos santos e santas percorreram com fidelidade essa trajetória rumo ao céu.
Com Dom Zico, até agora, não tem sido diferente. Apesar da idade, continua com o mesmo ardor missionário com o qual abraçou a causa de Jesus Cristo, assegurando, portanto, a santidade que lhe está reservada.
Obrigado, Dom Zico, por tudo o que o senhor fez pelo povo paraense. Nossa Senhora de Nazaré é testemunha ocular desse magnífico trabalho realizado!
                    ***************
ÓBIDOS (PA), 05 JUN 2010
HUGO ANTÔNIO FERRARI




Nenhum comentário