Coluna do PV- Especial Corpus Christi

Atualização às 00:10m de domingo, 06 de junho de 2010.
Edição: Anna Karla e Anna Paula

Paulo Vasconcellos

TRADIÇÃO MANTIDA
Voltando ao ano de 1976, relembramos o início de uma tradição que se repete e faz parte do calendário de realizações da igreja católica, que é a procissão de corpus Christi. Passados esses anos, o município de Capanema recebeu centenas de turistas que se juntaram a milhares de paroquianos na celebração eucarística, nos 1300 metros de tapete colorido. O vislumbre foi constatado sob os olhares de quem acordou mais cedo para visualizar e detalhar os desenhos que atenderam ao tema instituído pela paróquia.

TRABALHO ÁRDUO
Os jovens foram maioria na realização dos trabalhos para Corpus Christi, começando pela seleção e preparação do material, estendendo-se até a finalização com a caminhada dos mais de 20 mil fieis que estiveram participando do evento deste ano. Grande parte do elenco representativo dos grupos que cumpriram suas tarefas reclamava do cansaço, mas outros disseram estar satisfeitos e depois do trabalho, encerraram suas atividades, caminhando sobre o tapete colorido que eles mesmos construíram.
ARTE E DEVOÇÃO
Os materiais usados para dá o toque de beleza nas gravuras foram escolhidos pela comissão organizadora, mas coube aos artistas a incumbência de usarem suas criatividades na formatação do trecho de 1300 metros que compreenderam o percurso da procissão. Debruçados sobre o asfalto, os artistas (alguns anônimos) retocaram as formas com que os desenhos atingem e o brilho final ficou por conta da estrutura que se destacou, tornando a procissão um marco religioso e cultural no município de Capanema.
VISITANTES SE SURPREENDEM
O número de visitantes aumenta a cada ano por ocasião da celebração de corpus Christi em Capanema e aqueles que ainda não conheciam a magnitude do evento, disseram-se surpreendidos com a beleza apresentada pelo tapete, arquitetado por artistas natos que de forma simples e objetiva, riscam o chão e mostram seus talentos. Unanimemente os visitantes declaram que Corpus Christi em Capanema torna-se cada vez mais inesquecível.
COBERTURA DA IMPRENSA
Como nos anos anteriores a imprensa local, da capital e de outros municípios, destacaram o evento religioso considerado um dos principais da região, pelo número de pessoas que participam. Esse ano, a paróquia reforçou sua comissão organizadora com maior amparo para divulgação e isso representou uma conquista em se tratando de propagação, pois todos os meios de comunicação receberam materiais com informes sobre a festa de Corpus Christi. Sendo assim, o setor imprensa de Capanema, marca pontos positivos e aparece como um dos mais atuantes.
DOM CARLOS PRESIDE AS CELEBRAÇÕES
Como acontece há vários anos, Dom Carlos Verzeletti, Bispo da Diocese de Castanhal, presidiu a celebração de Corpus Christi a parti da missa campal, indo até o final da caminhada. A paróquia de Capanema, sempre recebe visitantes ilustres e o Bispo é um deles e além de convidado especial, participa da celebração por ser autoridade maior e tem a responsabilidade de presidir as celebrações.
QUATRO PARADAS
Durante o percurso da procissão de Corpus Christi são feitas quatro paradas, onde o Bispo se encarrega de abençoar as pessoas que estão na caminhada de Corpus Christi, sendo que a primeira delas e na sede do Banco da Amazônia. A segunda, no prédio pertencente à família Abud, a terceira na sede do poder legislativo e a quarta no Palácio Executivo, a prefeitura de Capanema. Em todas as paradas são feitos os rituais que constam na programação eucarística e a procissão entra na reta final com a chegada na igreja matriz.
QUEIMA DE FOGOS
De tradição em tradição a festa de Corpus Christi tem vários marcos e a queima de fogos de artifícios também faz parte da programação. A responsabilidade de selecionar os fogos é do empresário Bila, que se junta a um grupo de pessoas e as homenagens são feitas por ocasião da passagem do cortejo pela Avenida Barão de Capanema.
SEGURANÇA REFORÇADA
As Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, além dos Agentes de Trânsito, formaram o conjunto da segurança pública que atuou nos dois dias, na quarta a noite, durante a preparação do tapete e na quinta pela manhã, ocasião que aconteceu a procissão. De acordo com informações, não foi feito nenhum registro de anormalidade.
OPERAÇÃO LIMPEZA
Como de costume, ao passo que a procissão vai acontecendo, os garis da prefeitura entram em ação e iniciam a operação limpeza do trecho por onde passou o cortejo. Eles agem de forma rápida e eficiente, ficando para trás apenas as marcas dos desenhos que se transformaram em tapetes e posteriormente em pó.
TRANSMISSÃO VIA INTERNET
Além de toda a massificação feita pelos meios de comunicação, a internet favoreceu as pessoas que moram em outros locais do Pará, do Brasil e do Mundo, tendo o Blog do PV feito conexão com a Rádio Antena C, transmitindo para todo o planeta, os acontecimentos nos dois dias da festa de Corpus Christi. Foi um fato inédito e que ainda está repercutindo, pela forma imediata de mostrar ao mundo a beleza que representa a procissão e sua dimensão.

Nenhum comentário