Entrevista com Frei Fábio Bernardo

 Em entrevista concedida a equipe do Blog, Frei Fábio Bernardo, pároco de Capanema, comenta sobre a grande festa do povo católico que é a procissão de Corpus Christi. Nos mais de 70 anos de existência da paróquia a celebração obedece as datas e a partir do ano de 1976, por iniciativa de Frei Hermes Recanatti, líderes de grupos religiosos começaram a enfeitar as ruas por onde passavam a procissão. Com o passar dos anos houve maior integração da comunidade católica e os temas foram transformados em gravuras que recebem colorido especial por meio de aplicação no solo, de matéria prima selecionada que decora e embeleza o trecho de 1.300 metros.

BLOG – O senhor assumiu recentemente o comando da paróquia e como encarar os desafios de organizar um evento religioso da magnitude que é Corpus Christi?
Frei Fábio- Certamente é um privilégio. Estive em Capanema, como Vigário Cooperador de Frei Gilson Baldez em 2008 , e tive a bonita oportunidade de certificar com meus olhos todo o trabalho desenvolvido. Principalmente, quando na época acompanhava como Diretor Espiritual a Pastoral da Juventude, e com minhas mãos também pude ajudar na confecção dos tapetes de serragem. Hoje tenho um apoio de uma ótima equipe. A Comissão de Oganização, as Comunidades, Pastorais e Movimentos foram e sempre serão minha motivação para poder encarar e liderar com entusiasmo e alegria este trabalho.
BLOG – Como foi feita a divisão das equipes de trabalho para a coordenação do evento deste ano?
Frei Fábio- Foram feitas algumas indicações de pessoas com experiência na organização de edições anteriores de Corpus Christi e depois, juntamente com o Diermerson Luís, que coordena a Comissão de Organização reunimos a juventude e demais Movimentos e Pastorais e formamos a Equipe que lidera os trabalhos para a realização do evento.
BLOG – Além de ser uma festa religiosa, a procissão de Corpus Christi também conta com presença de pessoas que residem em outras localidades. Como assemelhar a movimentação de turistas com a fé que representa o grande feito da procissão?
Frei Fábio- Corpus Christi é a expressão da fé do povo de Capanema na presença real de Jesus na Hóstia Consagrada. Além de poder ver a arte de nossos jovens que se manifesta na confecção dos tapetes, o que ali se retrata é a fé. Por isso, que quem vem prestigiar esta festa de Corpus Christi deve vir buscar aqui a expressão da fé de nosso povo católico capanemense. E não somente um simples evento cultural.
BLOG – A presença de Dom Carlos Verseletti já se tornou rotineira na celebração de Corpus Christi. É o compromisso do Bispo com os diocesanos e com os paroquianos. O que o senhor pode comentar sobre essa ilustre visita?
Frei Fábio- A presença do Pastor é fundamental. Como Bispo, Dom Carlos sempre esteve a zelar com solicitude sua Diocese. Por isso, numa ocasião como essa, vivida não somente por nossa paróquia, o Bispo é sinal de unidade. E se estamos refletindo a Eucaristia como Pão da unidade dos discípulos missionários, logo sua presença é indispensável.
BLOG – Como foi a programação de Corpus Christi a partir da preparação do trecho até a celebração da missa e a caminhada nas ruas da cidade?
Frei Fábio- Iniciamos na quarta-feira, dia 02, às 18h00 com a Missa do Envio, para o início dos trabalhos de confecção dos tapetes e ornamentação da praça. Durante toda a noite até ao amanhecer houve a Vigília Eucaristica sob a responsabilidade dos Movimentos e pastorais, na Igreja Matriz. Dia 03, quinta-feira, às 07h00 Iniciamos com a Missa campal, na praça da Igreja Matriz, presidida por Dom Carlos, logo após, aconteceu a procissão pelas ruas da cidade e retornando à Igreja Matriz a bênção solene de Jesus Sacramentado e Missa de Encerramento.
BLOG – Aproveite o espaço para direcionar sua mensagem aos paroquianos e aos visitantes que participaram da celebração eucarística em homenagem a Corpus Christi.
Frei Fábio- Que a fé nos coloque diante do único tesouro capaz de preencher nossos corações. Jesus é nossa maior riqueza e adorá-lo em sua presença
real na Hóstia Consagrada é nosso objetivo para virmos a ser discípulos eucarísticos. Que Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário