ESPECIAL COPA DO MUNDO 2010 - Notícias, Fatos e Fotos.

Atualização às 19h15m de sexta-feira, 18 de junho de 2010.
Edição: Paulo Henrique e Paulo Vasconcellos.

Inglaterra joga muito mal, tropeça na Argélia e fica em terceiro no Grupo C
English Team não sai do zero em jogo sofrível e agora tem de bater a Eslovênia, na última rodada, para avançar às oitavas de final
Inglaterra e Argélia machucaram a Jabulani. A bola oficial da Copa do Mundo, que já anda apanhando feio de jogadores e técnicos, passou maus bocados nesta sexta-feira, no Green Point Stadium, na Cidade do Cabo. O jogo, válido pela segunda rodada do Grupo C, terminou num insosso 0 a 0.

Com esse resultado, os Estados Unidos, mesmo sem terem vencido nenhum jogo, seguem em segundo lugar, com dois pontos. Levam a melhor sobre o English Team, que também tem dois, porque marcaram mais gols (3 contra 1). Já a Argélia, que somou seu primeiro ponto no Mundial, é lanterna. A Eslovênia lidera com quatro. Na rodada final, os ingleses têm de derrotar os eslovenos para assegurar uma das vagas do grupo nas oitavas de final.

Jogo ruim desde o começo

Um primeiro tempo arrastado, chato, sonolento. Os torcedores que foram ao Green Point, nesta sexta-feira (ingleses eram maioria), só se levantaram de suas cadeiras na hora da execução dos hinos nacionais. No mais, tédio. A Inglaterra tentava tomar a iniciativa, mas esbarrava na boa marcação da Argélia, que alinhou três zagueiros: Bougherra, que colou em Rooney, Yahia, que vigiou Heskey de perto. Na sobra, Halliche limpava a área.

Sem criatividade, com Gerrard errando passes simples e Lampard tocando apenas de lado, os dois atacantes ficaram completamente isolados. A bola vinha mais pelo alto e a zaga argelina levou a vantagem na maioria das vezes. A equipe africana, por sua vez, tentava fazer um jogo esperto: na marcação, nove jogadores atrás da linha da bola. Quando retomavam a posse, se mandavam para frente, com Boudebouz aberto pela direita e Ziane, jogador mais perigoso do time no primeiro tempo, pela esquerda.

A única chance real de gol criada pelo English Team foi criada aos 32 minutos, justamente quando a equipe comandada pelo italiano Fabio Capello colocou a bola no chão e fez o jogo que seja se espera: Gerrard dominou no meio, abriu para Johnson, que cruzou para a área. A zaga afastou, mas Lampard ficou com a sobra. O meia do Chelsea bateu de esquerda e obrigou o goleiro M'Bolhi a espalmar.

Lampard lamenta ter perdido uma das poucas

Aliás, M'Bolhi substituiu Chaouchi, que falhou na estreia contra a Eslovênia, e não jogou nesta sexta por causa de uma lesão no joelho. Pelo lado inglês, também houve mudança no gol. Robert Green, que engoliu um enorme e indigesto peru na primeira rodada, diante dos Estados Unidos, ficou no banco. David 'Calamidade' James jogou e também andou dando uns sustos, fazendo jus ao apelido. O primeiro logo aos quatro minutos, quando a bola veio pelo alto, em cima dele. Em vez de encaixar, o que seria natural, ele esmurrou a bola e a mandou para cima, arrancando um “uhhhhh” do Green Point.

Apesar do susto, James não teve muito trabalho. A Argélia também demorou a conseguir armar uma jogada. E mesmo assim, contando com a ajuda dos ingleses: aos 34, quando Barry perdeu a bola no meio de campo, Ziani foi lançado na esquerda. O rápido atacante cortou para o meio e chutou forte de direita. A bola passou à esquerda, com perigo.

Segunda etapa é igualmente ruim

Após observar a Inglaterra no primeiro tempo, a Argélia voltou do intervalo com uma certeza: o bicho não era tão feio. Assim, adiantou sua marcação, pressionou a saída de bola dos ingleses e tentou ameaçar logo na saída. Mas o problema é que faltou qualidade técnica na hora de se aproximar da área inglesa. Ziane e Boudebouz tentavam tabelas para se aproximar de Matmour, mas erravam passes.

Gerrard tenta se livrar da marcação do argelino Bougherra (Foto: Agência Getty Images)O time inglês continuava sonolento. Insistindo demais em jogadas pelo meio. Heskey, dentro da área, ficava desesperado porque nem os alas, nem Lennon, que deveria aparecer pela direita, não chegavam à linha de fundo. Muito menos a bola. Na única bola que recebeu em condições, aos 24, Heskey foi prensado na hora H pelo zagueiro Yahia.

Substituições de nada adiantam

O técnico Fabio Capello tentou arrumar isso colocando Shaun Wright-Phillips na vaga de Lennon. Só que, em seguida, tirou Heskey para colocar Defoe. Aí que a Inglaterra não chegou mesmo. Gerrard continuava apagado. Lampard, então, mal foi visto em campo. Com ambos apagados, o English Team apresentava um jogo abaixo da crítica. E Rooney? Ninguém sabe, ninguém viu.

A paciência dos 64.100 torcedores se esgotou aos 40 minutos, quando Gerrard tentou mandar uma bomba da intermediária e saiu apenas um tirinho fraco, rasteiro, para longe do gol. Ainda houve tempo para a entrada do grandalhão Crouch, que nada fez. O Green Point vaiou alto o time inglês. Um jogo para se esquecer.

Nenhum comentário