Colunas & Colunistas - Opiniões de quem está na Mídia

edição:Cleoson Vilar

Sem folga

Enquanto se desenrola a Copa do Mundo Carlos Ferreira, colunista de O Liberal, continua noticiando o esporte paraense. os leitores do blog estão sempre bem informados.(PV).


Garantias estatutárias para o Leão 
           Ao contrário do Paysandu, o Remo ainda não adaptou os Estatutos ao novo Código Civil. O Conselho Deliberativo trata do assunto há mais de um ano, definindo a nova “marta magna” do clube. As discussões são conduzidas agora para as garantias de responsabilidade administrativa.
           O advogado Luiz Neto, ex-vice-presidente do clube, é um dos muitos defensores de rigor estatutário no controle da gestão executiva. Ou seja, mais poderes para o Conselho Deliberativo sobre a diretoria do clube como forma de evitar farras absurdas de contratações no futebol e outras violências contra as finanças do clube. Foi assim que o clube se endividou a ponto de ter vendido o Posto Azulino na década de 70, ter perdido a sede campestre por apenas R$ 3 milhões em 2008 e agora estar ameaçado de perder a área do antigo Carrossel em leilão (transferido de 1º de julho para 23 de agosto), o que aniquilaria a ainda possível venda do Baenão para a Agre Incorporadora. Os conselheiros que miram no futuro, cobrando gestão profissional, voltada para as glórias e para o lucro, vêem na reforma estatutária a chance de criar as condições básicas da transformação. E estão cobertos de razão!
           O Remo é um clube em definhamento, mas ainda com forças para se recuperar. Vejo na atual gestão um começo de recuperação e nas garantias estatutárias propostas a perspectiva da continuidade. Afinal, o Remo precisa ser salvo dos maus remistas.
 
                               
                     Papão entre os mais caros da Série C
          Paysandu, Juventude/RS, Fortaleza, Criciúma/SC, Rio Branco/AC e ABC/RN são os times mais caros da Série C, possivelmente nessa ordem. O Papão teve no campeonato estadual uma folha salarial no futebol beirando os R$ 400 mil e vai estrear na competição nacional na mesma faixa de custo. É orçamento maior que de alguns clubes da Série B.
         Pelo tamanho do investimento e pela dívida moral com a torcida, que sofre na terceira divisão pela quarta temporada consecutiva, o Papão tem obrigação de subir. Mas a missão nunca esteve tão difícil. Fortaleza e Rio Branco, adversários do time bicolor na primeira fase, também estão entre os maiores orçamentos do campeonato, num grupo completado pelos sempre ameaçadores Águia e São Raimundo. Tudo indica que será o mais equilibrado dos quatro grupos da Série C. Os dois times que se classificarem terão passado por uma prova de fogo e estarão credenciados para o sonhado acesso no “mata mata” da segunda fase.
         Contra-cheque não ganha jogo e muito menos campeonato. Inicialmente, o alto investimento pesa a favor. Credencia. Mas com cobranças proporcionais.
 
                     
                       É como se a Copa começasse agora
          O Brasil foi favorito em todos os jogos, até agora, e avançou para as quartas de final sem maiores dramas. Nem precisou ser empolgante para se dar bem nos jogos aperitivos. Mas a moleza acabou. Vem aí a Holanda. Só restam “pedreiras”. Não há mais favoritismo. Separado o joio do trigo, é como se a Copa começasse agora.
          Fria e calculista, a Seleção Brasileira construiu vitória maiúscula sobre o Chile com os sempre decisivos contra-ataques, dentro da sua mais marcante característica. Por isso é uma seleção tão competitiva sem ser exuberante, fadada a ser campeã sem ser espetacular. Um fiel reflexo de Dunga.   
          
 
BAIXINHAS
* Eleição do craque do jogo pela Fifa, uma novidade nesta Copa, confirma a valorização exacerbada para os atletas que fazem gols, em detrimento de competentes defensores. Ontem, por exemplo, ninguém na Seleção Brasileira jogou mais que Lúcio e Juan. Mas o eleito na Fifa foi Robinho.
* Adiamento da praça de leilão da área do antigo Carrossel, de 1º de julho para 23 de agosto, deu ao Remo um prazo de 53 dias na espera pela decisão da Secult sobre o tombamento do Baenão. Basta o indeferimento para que o estádio seja definitivamente vendido para a Agre Incorporadora.
* Zagueiro Ênio, que voltou aos planos do Remo, é tocantinense de Araguaína, tem 24 anos, 1,88m., e até o ano passado defendeu o Osasuna, da Espanha. Revelado pelo Cruzeiro/MG, jogou nas categorias de base da Seleção Brasileira, tendo sido campeão do Mundialito sub 17, em 2003. Meia Canindé é o outro alvo do Leão.
* Uma semana depois da morte do goleiro Charles, o elenco do São Raimundo ainda treina enlutado. O santareno Charles defendeu o São Raimundo, a Tuna e o Remo. Estava no Moto Clube quando sentiu efeitos de um tumor na cabeça. Morreu no hospital.
* Roberto Ramalho, preparador físico do Águia, aproveitou os 15 dias de folga, após o campeonato estadual, para estágio no Atlético Mineiro com o preparador físico Antônio Mello, o fisiologista Cláudio Pavanelli e o técnico Wanderlei Luxemburgo. Voltou empolgado com o que aprendeu e está aplicando treinamentos inéditos para preparação do time marabaense para a Série C.
* Lateral Gustavo, que brilhou no Águia em 2007, não passou de ilustre reserva no recente Campeonato Paraense. Com a transferência de Vitor Ferraz para o Atlético Goianiense, Gustavo reassume a titularidade na lateral direita aguiana.
* Uma semana de treinamentos e Paulo Vânzeler  já deixou o Cametá. O goleiro se reintegrou ontem ao elenco do Paysandu, que ganhou também o lateral esquerdo Márcio Goiano, o mais novo reforço bicolor. O Papão está contratando mais um volante e um meia armador.


FONTE: O Liberal – Carlos Ferreira-Colunista

Nenhum comentário