Crônica da Semana - Assuntos do Catidiano

BRASIL ONDE TUDO PODE
Por Hugo Antônio Ferrari

É lamentável ver os absurdos que acontecem no Brasil, sem que seus autores sejam devidamente responsabilizados na forma da lei.
Sobre a corrupção, nem se fala mais. Falta apenas ser institucionalizada.
Todos que a praticam continuam tranqüilos, livres, sem nada a temer.
A implantação do projeto “Ficha-Limpa” já deveria existir a muito tempo, como forma de sanear a vida pública, entretanto, o corporativismo político ainda é muito forte, impedindo que esses avanços moralizadores acontecessem.
Se não fosse pela iniciativa, credibilidade, e reconhecida liderança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - uma das entidades religiosas mais respeitadas -, além da Ordem dos Advogados do Brasil, não teríamos chegado aonde já chegamos, cujo projeto, de iniciativa popular, já está vigorando, visando combater os desmandos eleitorais.
Agora, é preciso que a sociedade brasileira passe a ficar mais atenta no sentido de denunciar os crimes políticos que, por certo, continuarão a acontecer na clandestinidade, infelizmente.
Um vício histórico - como a compra de votos -, não será debelado do dia para a noite, demandando certo tempo para ocorrer uma nova conscientização.
Porém, o pior de tudo, é se desistir da luta por um novo Brasil livre da corrupção - a exemplo de muitas doenças que já foram erradicadas, dentre elas, a poliomielite, salvando milhões de crianças.
Por sua vez, a saúde, ao invés de salvar vidas, em muitos momentos, contribui para aumentar o óbito em conseqüência do descaso existente.
Quanto à impiedosa devastação da natureza, praticamente sem controle - notadamente na Amazônia -, engloba prejuízos incalculáveis ao meio ambiente, tudo pela falta de uma legislação mais rígida para inibir os predadores.
O voto consciente, que poderia representar um instrumento poderoso para a formação de uma nova consciência política, ainda está bem longe de acontecer.
A título de ilustração, lembro que li na imprensa, onde um grande número de eleitores venderam seus votos nas últimas eleições.
Esqueceram que venderam juntos suas próprias consciências, o que não tem preço.
E nas eleições deste ano, quantos irão fazer à mesma coisa? Muito triste, não é?
É ingenuidade pensar que a compra de votos no Brasil estará totalmente erradicada com o advento da “Ficha-Limpa”.
Esse velho costume aplicado nas eleições vai tentar burlar a atual legislação, já que os interesses eleitorais são gigantescos, estimulando essa prática nociva que permanece maculando a nossa democracia já há bastante tempo.
A cada pleito, surgem novas fórmulas para ludibriar a Justiça.
E os que já foram penalizados por cometerem crime eleitoral são tão insignificantes, que ainda não dá para se comemorar nada.
Enquanto isso, muitos continuam tranquilamente lesando este País ao seu bel prazer, sem nada temer, sabendo, antecipadamente, que estarão acobertados pela força da impunidade que permanece imperando, sobretudo, na vida pública.
Assim sendo, esse é o retrato do nosso País, já que não existe uma preocupação maior em se mudar de uma vez por todas essa triste realidade que paira sobre todos nós.
A educação, seria o caminho seguro e definitivo para combater essa lamentável situação que não tem prazo para acabar. Mas, quem se interessa?
Para nossa tristeza, o Brasil, continua figurando como um dos países mais corruptos, além de contar com um número considerável de eleitores analfabetos que, ingenuamente, viram presas fáceis nas mãos de políticos inescrupulosos.
Já no dia em que vermos políticos condenados pagando por seus crimes, além de devolver o que foi subtraído indevidamente da população, aí sim, poderemos começar a acreditar na verdadeira justiça. É isso que está faltando acontecer no Brasil!
Finalizando, que cada eleitor tenha muito orgulho do seu voto, para que assim, aos poucos, possamos deixar de ser considerado o “Brasil onde tudo pode”, mandando de volta para suas casas os maus políticos.


HUGO ANTÔNIO FERRARI
ÓBIDOS (PA)

Nenhum comentário