ACLA e UFPA: encontro de acadêmicos sob as vozes da poesia


É importante que nos vários âmbitos da sociedade, especialmente o da educação, seja exaltada a importância de uma Academia de Letras para a cidade que ela representa. O professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Abílio Pacheco, solicitou a presença da Academia Capanemense de Letras e Artes (ACLA) para apresentar aos discentes da turma de Letras dessa importante Instituição de Ensino Superior, os bastidores da ACLA; qual a sua importância; qual o seu papel na sociedade; quais atividades ela exerce relacionadas à Literatura, educação e no âmbito social e qual a sua contribuição para o incentivo da leitura e escrita.

Tal fato encheu os acadêmicos de grande alegria e forte emoção, visto que a generosa atitude do professor Abílio foi um ato de franco reconhecimento ao trabalho que a ACLA vem desenvolvendo ao longo dos seus nove anos de existência, assim como foi uma grande oportunidade de mostrar aos acadêmicos da Universidade Federal, a gama de participações e contribuições às quais os escritores da Academia lideram.

Em um momento em que os saberes se encontraram e se agregaram, houve franca troca de experiências, de informações e de respostas às perguntas direcionadas pela curiosidade inerente à juventude e às mentes de futuros profissionais da educação, assim como jovens escritores prontos à adentrarem para a "Nação Literária Capanemense".

Durante a troca de saberes observou -se que a atenção dos discentes estava presa em busca das novas informações; ouviu-se o ressoar de novos poetas, os aplausos aos já reconhecidos e questionamentos que foram prontamente respondidos. Não houve ali nenhum momento em que a arte não estivesse presente, fosse na sabedoria do professor/mestre Abílio Pacheco, fosse na apresentação magistral do poeta José Raimundo, fosse nas apresentações poéticas dos escritores Samuel Alencar, Elza Melo, Conceição Maciel, Socorro Rebouças e na sábia fala do poeta Paulo Vasconcellos.

A busca por mais conhecimentos sobre a Academia Capanemense de Letras e Artes foi brindada por momentos de intensa troca de informações; foram apresentadas as vestimentas usadas pelos acadêmicos da ACLA em momentos solenes e a que usam em momentos não oficiais; houve sorteio da Antologia da Academia e a distribuição de "fragmentos poéticos" no já tradicional pote de barro; ao final a turma ofertou carinhosamente um delicioso lanche.

Espera-se que as informações sejam de grande importância para todos os acadêmicos da turma de Letras que tão honrosamente receberam a ACLA e que a partir desse momento possamos ter mais proximidade com outras turmas da Universidade Federal do Pará. Com grande júbilo a ACLA agradece pela deferência a tão importante e belo gesto de respeito e consideração do professor Abílio pela Academia de Letras de Capanema.

"A Arte deixa de ser uma incógnita quando cada um faz dela uma leitura de mundo." (Con Maciel)
A autora, Conceição Maciel é Formada em Letras pela Universidade Federal do Pará

Edição: Maikon Douglas
Fotos: Elza Melo e divulgação





































Fonte: Fanpage do Jornal de Capanema

Nenhum comentário