Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz estreia o concerto 'Amazônia Op. 237'


O concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz estreia mundialmente a obra "Amazônia Op. 237", do compositor francês Pierre Thilloy, numa homenagem aos 50 anos da Aliança Francesa de Belém.
Thilloy participa da apresentação ao lado do também francês Frédéric Macarez, que fará um solo de percussão para tímpanos e orquestra. Na apresentação da suíte sobre temas da ópera Carmen, de Bizet, de autoria do russo Rodion Shchedrin, Macarez faz novo solo, dessa vez acompanhado do naipe de percussão da OSTP. Será nesta terça-feira, 17, às 20 horas, no Theatro da Paz. Ingressos a preços simbólicos.
O maestro Miguel de Campos Neto, regente da OSTP, detalha que o espetáculo tem um foco diferencial em sons percussivos. "Não lembro de outro solo de percussão na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (anteriormente). Nosso naipe de percussão vai solar junto com Frédéric Macarez, o que também é raro. A percussão é importante pra gente, regionalmente, pois tem forte presença. Vai ser diferente", descreve.
O tema Amazônia não poderia ser mais conveniente diante da crise de repercussão internacional voltada às queimadas na região, bem como diante da crise diplomática envolvendo os presidentes do Brasil e da França. O maestro avisa que o advento do espetáculo é uma coincidência, pois já estava sendo planejado com antecedência. "A Amazônia é uma preocupação do Thilloy há muito tempo. Ele é altamente internacional e dialoga com as questões regionais."
Pierre Thilloy se apresenta na capital paraense pela quarta vez. Em 2016, ele compôs "Saudade de Belém" em homenagem aos 400 anos da cidade, que traz toques de carimbó. Campos Neto destaca que esse compositor já tem uma "parceria" estabelecida com a OSTP e, além de se importar com a Amazônia, busca dialogar com as culturas regionais com as quais se conecta em seu trabalho, celebrando a diversidade na música erudita.
"Thilloy é um grande compositor. Tive uma empatia grande com a obra dele. Regi obras dele em Belém, Minas Gerais, Brasília, Estados Unidos e França e sempre recomendo 'Saudades de Belém', que é nova e diferente. A música dele tem uma receptividade muito grande entre os músicos de orquestra", declara o maestro. Na França, Thilloy organiza desde 2014 o festival "Les 2 Mondes" e, desde 2018, o festival "Les Mystères de Caylus", que possibilita o encontro de culturas diferentes.
Já sobre a participação do instrumentista internacional Frédéric Macarez, que é especializado em tímpanos, Campos Neto conta que a carreira solo tomou tal importância, que ele teve que deixar a Orquestra de Paris, na qual ele foi o timpanista solista durante mais de 20 anos.
Macarez é diretor de estudos de percussão no Conservatório de Paris e professor de percussão no IESM, em Aix en Provence, além de fundador do Festival Internacional de Percussão em Paris "Perkumania", que dirigiu por 13 anos, e diretor do concurso "PerKu en Herbe" para jovens músicos. Ele foi o primeiro percussionista na Orquestra da Suíça Romanda (Genebra). O repertório traz ainda as peças de outros compositores franceses, "Suíte L'arlesienne N. 2", de Georges Bizet, e "Bolero", de Maurice Ravel. 
Agende-se:
Concerto OSTP, com Frédéric Macarez e Pierre Thilloy
Data: Terça-feira, 17, às 20h
Local: Theatro da Paz
Ingresso a R$ 1,00 (mais 1 kg de alimento não perecível) disponível no site www.ticketfacil.com.br (com taxa de conveniência do site a R$ 2,00 por ingresso) e também na bilheteria do teatro

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário