Enredo de peça teatral vira livro lançado nesta quinta na Fox


Leve, alegre e divertido. A história de uma amizade, a travessia da infância para a adolescência e a descoberta do primeiro amor, pelos olhos de um adolescente, são o tema central do livro "O Teatro", de Luís Augusto Menna Barreto. A publicação será lançada nesta quinta-feira, 26, às 18h, na Livraria Fox.
O escrito, que foi adaptado para a peça homônima da Cia. Paraense de Potoqueiros, traz não só o conto principal, como o roteiro do espetáculo e fotos da primeira apresentação teatral, ocorrida em março deste ano. A ocasião oportuna traz ainda uma nova temporada do espetáculo, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro no Teatro Universitário Cláudio Barradas.
De acordo com o autor, a ideia é que o leitor se delicie com uma leitura tranquila, que narra as aventuras de adolescentes - Jucá, Conrado, Luísa - e do personagem principal, sem nome, narrado em primeira pessoa para que possa ser vivido por qualquer um. "É uma história de amizade, da transversão da infância pra adolescência, do primeiro amor... Então a ideia é passar um recado bonito de coragem, de enfrentar as coisas mas de continuar sendo legal com os amigos, ser leal a uma amizade", conta.
O autor relembra que o texto, publicado inicialmente no seu blog de literatura criado há três anos, ganhou tantos elogios que, a partir disso, surgiu a ideia da publicação. Depois da boa recepção dos leitores, o trabalho chegou até um diretor de teatro da cidade que fez o contato com o autor e deu a ideia de que o trabalho fosse adaptado para o teatro. "Lembro que ele falou comigo e disse que a Cia Paraense dos Potoqueiros estava procurando algo como o que eu fiz, com uma linha não infantil mas que fossem livre para que as crianças pudessem ver e entender", relembra.
Menna Barreto destaca que o trabalho feito pela Cia. foi uma surpresa positiva. "Eles fizeram um trabalho surpreendente. Um dos personagens do meu livro é o Juca e na peça, é uma menina, Jucá. O conto começa quando o personagem principal lembra de algumas coisas do passado e eles conseguiram fazer com que esse personagem contracenasse com ele mesmo, mas em épocas diferentes", pontua.
O resultado do trabalho da Cia. Paraense de Potoqueiros pode ser conferido nos dias 28 e 29 de setembro, às 17h e 20h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas. O espetáculo marca os três anos de fundação da companhia, que já soma seis montagens no currículo. Na peça, a direção de dramaturgia é de Alex Vilar e Breno Monteiro e Produção Executiva de Lauro Sousa. O elenco conta com oito atores: Ayrsha Azevedo, Eliane Gomes, Jhonata Scerni, Leonardo Sousa, Luana Oliveira, Nilton Cézar, Stephanie Lobato e Vitor Lima.
Agende-se
Lançamento do livro "O Teatro", de Luís Augusto Menna Barreto

Data: quinta-feira, 26, às 18h
Livraria Fox (Travessa Dr. Moraes, 584)
Entrada franca
Cia. Paraense de Potoqueiros apresenta o espetáculo "O Teatro"
Data: dias 28 e 29 de setembro, às 17h e 20h
Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546)
Ingressos: R$30,00 (com meia-entrada para estudantes)
Informações: (91) 984906533

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário